Paralisação na Hemominas

Indignados com atrasos no salário e falta de respeito do governo de Minas, trabalhadores(as) mobilizam para parar no dia 13 de dezembro

6- Assembleia Hemominas07

Com uma Assembleia Geral participativa, os(as) servidores(as) da Hemominas decidiram paralisar as atividades no dia 13 de dezembro em repúdio ao atraso dos salários e para exigir o pagamento do 13º e a regularização do pagamento. Na véspera do quinto dia útil, os servidores(as) não tem sequer uma informação sobre seus salários e demais direitos. Nem mesmo a escala de pagamento – que já é uma afronta ao direito do trabalhador – não é cumprida pelo governo. Aterrorizados, servidores(as) exigem conhecimento sobre o 13º salário, que deve ser pago agora em parcela única até o dia 20 de dezembro. A categoria se reuniu nesta quarta (06/12) no Hemocentro de Belo Horizonte.

13 paralisação hemominas site

Os atrasos não se reduzem ao salário e gera uma bola de neve nas contas do trabalhador. Vale-transporte e vale alimentação estão constantemente atrasados. A falta de respeito do governo com o trabalhador é tamanha que o funcionalismo mineiro se vê numa ansiedade coletiva sem nenhuma notícia sobre os próximos pagamentos.

Os(as) servidores(as) exigem que o governo retorne a forma de pagamento do vale-alimentação via cartão, ao invés do pagamento junto ao salário, já que assim ao menos a alimentação o servidor(a) teria acesso na data prevista.

6- Assembleia Hemominas03

Além da cobrança da regularização do pagamento, os(as) servidores elaboraram uma pauta de reivindicações e o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) protocolou um pedido de negociação urgente para tratar dos itens da Hemominas. Os pontos de pauta são o reajuste do vale-alimentação para R$40,00 – pago no primeiro dia útil no cartão magnético –; concurso público; Posicionamento correto na carreira ATHH de todos técnicos do concurso de 2001; Resposta sobre a gratificação de final de semana com 50%; Informação sobre auxílio refeição para funcionários com duplo vínculo; reestruturação da carreira e redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

Ainda durante a assembleia, os(as) trabalhadores(as) elegeram a servidora Márcia Caula para subsistir uma vaga como delegada sindical que estava em vacância. Agora, os(as) trabalhadores(as) da Hemominas podem contar com seis servidores(as) que são o elo da categoria e o Sindicato.

6- Assembleia Hemominas04

Os trabalhadores estarão concentrados a partir das 9 horas do dia 13 de dezembro na porta da Hemominas (Alameda Ezequiel Dias, 321 – centro de Belo Horizonte). O Sind-Saúde também convoca os demais hemocentros do estado a incorporarem a luta.

6- Assembleia Hemominas05