O SUS corre perigo

 Venha para o Ato em Defesa da Saúde Pública na Praça Sete nesta sexta, 03/06, às 16h 

Defesa SUS







Amanhã, 03 de junho, 16h, será realizada uma manifestação na Praça Sete em defesa do Sistema Único de Saúde. Movimentos sociais, sindicatos e estudantis  já confirmaram a participação.

Por que uma manifestação em defesa do SUS? Porque o SUS foi conquistado depois de muita luta do povo brasileiro tendo sido previsto na Constituição de 1988. Mas desde sua criação o SUS vem sendo ameaçado.

 O gordo orçamento da saúde brasileiro sempre esteve na mira dos interesses privados – portanto a luta para tirar dinheiro do SUS e enfraquecê-lo é constante e antiga.

Agora, com o governo golpista de Michel Temer, as ameaças ao SUS ficaram claras. Na primeira fala do novo ministro da saúde ele anunciou, na maior cara de pau, que o tamanho do SUS precisa ser reduzido.

Um detalhe importante, o ministro da saúde de Temer é deputado eleito pelos planos de saúde que querem mais e mais dinheiro público para engordar seus cofres.

O emissário dos planos de saúde voltou atrás na fala dele, mas o alarme foi acionado. O SUS corre perigo.

O governo provisório também conseguiu impor um retrocesso à saúde pública derrubando a exigência constitucional de investimentos fixos na saúde e na educação.

Na prática, ele confirma o que o ministro acuado desmentiu: o governo golpista vai, sim, reduzir o tamanho do SUS asfixiando-o com a restrição de recursos financeiros.

Logo, não há tempo a perder, é preciso sairmos às ruas para alertar a população para a defesa urgente do Sistema Único de Saúde.  Um governo ilegítimo não pode com a verdade escancarada pelo povo na rua.

Vamos todos defender o SUS – um sistema que distribui riqueza – coisa rara em nosso país – na forma de assistência e promoção à saúde aos brasileiros.    

O povo trabalhador sabe que a saúde pública é imperfeita. O atendimento no SUS, os brasileiros sabem, pode ser melhor.

O Sind-Saúde foi à Praça Sete e confirmou que o povo quer o SUS seja mais eficiente e completo. O povo não quer, de maneira nenhuma que o SUS seja encolhido.  Confira: