Nova assembleia na semana que vem

Trabalhadores da saúde de Ibirité protestaram em frente à prefeitura contra quebra acordo da gestão

20 Manifestação Ibirité 1

Sem receber respostas da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirité, trabalhadores da saúde da cidade fizeram manifestação na porta da prefeitura nessa terça-feira (20). Indignados com a falta de diálogo sobre os graves problemas que envolve a saúde de Ibirité, os servidores municipais prometem uma nova mobilização na próxima semana. A intenção da categoria é fazer uma assembleia para discutir o posicionamento da gestão frente às queixas dos trabalhadores.

Os cortes de investimento no SUS-Ibirité levou a situações dramáticas nas unidades de saúde que chega a faltar café, água e gás. A reposição de material e insumos, regulamentação do Plano de Carreiras Cargos e Salários (PCCS), regularização do vínculo dos ACS e ACE, realização do processo seletivo para os agentes proposto para este ano e o retorno da Mesa de Municipal de Negociação do SUS estão entre as reivindicações feitas à gestão.

Segundo a diretora do Sind-Saúde/MG Leide Fernandes, apesar dos protocolos solicitando o retorno sobre as reivindicações da categoria, a secretária de saúde Carina Bitares insiste em não atender os trabalhadores.

O grupo de trabalhadores ficaram a tarde toda dessa terça na porta da prefeitura aguardando retorno da secretária. A diretora do Sind-Saúde também pede o apoio da população “É importantíssimo que a população nos apoie tendo em vista que nós estamos lá para atendê-los, então precisamos ter condição para atender. Não só de estrutura, mas também condição de saúde, de equilíbrio emocional, porque um trabalhador pressionado, perseguido, não desempenha um bom trabalho na ponta”, disse Leide à uma live feita nas redes sociais do usuário de saúde e apoiador do movimento, Tonis Sousa.

Veja o depoimento completo de Leide ao final do protesto:

20 Manifestação Ibirité 2

20 Manifestação Ibirité 3