Nota de repúdio

Sem representação do governo, reunião da MesaSUS é suspensa

mesus 01

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde do estado de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) vem a público como representante legal dos servidores da saúde do Estado, manifestar o seu repúdio a forma desrespeitosa e irresponsável vivenciada hoje (30/05) na reunião da Mesa Estadual Permanente de Negociações do SUS. Reunião, esta, que foi pré-agendada há cerca de um mês e, no entanto, não houve a participação do governo e de gestores das fundações do Sistema Único de Saúde, com exceção da Hemominas, representada por Vicente de Paula Fernandes e da SES, representada por Sandro Alves Bustamante. Como forma de repúdio, os representantes dos trabalhadores se recusaram a continuar a reunião que não teria a participação dos responsáveis pelos encaminhamentos.

O Sindicato acredita que a efetiva realização da reunião poderia encaminhar e solucionar de forma imediata problemas gravíssimos que afetam diretamente o usuário do SUS. Outra função importante da MesaSUS é resolver os conflitos gerados entre a gestão e os servidores da saúde do estado que, sempre tiveram o compromisso de defender a vida que estão sob os seus cuidados, assim como os serviços públicos de saúde.

O Sind-Saúde reafirma a importância da mesa Estadual de Negociação do SUS como espaço criado com muita luta dos trabalhadores e da sociedade. É lamentável que na atual conjuntura de golpes e ataques ao Sistema Único de Saúde, não exista interesse dos gestores responsáveis que nem se quer se dignaram a justificar a ausência.

Representantes dos trabalhadores da saúde do Estado de Minas Gerais se comprometeram a sair dos respectivos municípios em trajeto de até 5 horas de viagem para trazer demandas que deveriam ser discutidas na reunião da Mesa SUS. Diante de tamanha afronta, os servidores sentiram-se desrespeitados e relatam que esse descaso infelizmente é recorrente. Os diretores do Sind-Saúde e os demais sindicalistas perceberam que não haveria encaminhamentos e optaram, através de votação, por suspender a reunião. O Sindicato comunicou ao Secretário Geral da mesa, o Sr. Roger Carvalho que reagendasse o encontro para o próximo dia 19/06 no mesmo horário e local.

mesus 03

Os representantes dos trabalhadores esperam que, desta vez os gestores responsáveis pelas fundações e os enviados do governo estejam presentes. Assim, o governo irá cumprir o papel de gestor público conforme determina a legislação e exercer o compromisso com a sociedade mineira. E o mais importante, fazendo valer a máxima do governador do Estado: ouvir para governar.

mesus 02