Norte de Minas: ACS e ACE elegem diretoria para organização de lutas




Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) organizaram, através do Sind-Saúde, assembleia no último dia 12 de julho. O plenário lotado com cerca de 400 trabalhadores aprovou a criação de um núcleo para organizar a luta da categoria na região.

A diretoria do novo núcleo é composta por 18 trabalhadores e funcionará na sede do Sind-Saúde em Montes Claros (Rua Dr. Santos, 256- sala 105 – Centro). Como primeira atividade, a diretoria agendou uma reunião organizativa para o dia 23 de julho, quando decidiriam as ações de lutas.

A região do Norte de Minas conta com mais de 5 mil agentes, sendo que na cidade de Montes Claros são 1.050 trabalhadores. Segundo a diretoria do núcleo, a organização dos agentes está sendo feita em 17 municípios e a perspectiva é ampliar ainda mais.

Em MOC os trabalhadores são efetivos da prefeitura e além da luta pela implementação do Piso Nacional, uma das reivindicações apresentadas durante a assembleia foi a regulamentação do pagamento. Hoje de acordo com os trabalhadores, a salário está sendo recebido atrasado.      

Na abertura da assembleia, o diretor do Sind-Saúde e Secretário Geral da CNTSS/CUT Renato de Barros, ressaltou a importância do trabalho que vêm sendo desenvolvido pelos agentes comunitários , tanto de saúde como de endemias e a necessidade de se organizarem como categoria no estado de Minas Gerais como também nos demais estados.

Fernando Cândido, presidente do Sindacs/Al e diretor da CNTSS/CUT fez o debate sobre a necessidade de organização da categoria para fazer a luta pela regulamentação do piso, ou seja, a regulamentação da EC-63. Também estiveram presentes na Assembleia um representante da CUT/MG, Reginaldo Thomaz e os diretores estaduais do Sind-Saúde/MG Maria Pereira Jorge e Edson Teixeira. Estes últimos ficaram responsáveis pela orgaização dos ACSs e ACEs na região.