Negociações com a FHEMIG

Sind-saúde se reúne com a FHEMIG para negociação da mesa interna

Fica esta

Em reunião da Mesa de Negociações da Fhemig, realizada na manhã desta sexta (24), o Sind-Saúde cobrou resposta da FHEMIG sobre  abono dos dias parados de greve.

Pelo acordo de greve, assinado e não cumprido pelo governo, esse prazo termina em 31 de março. O Sindicato reforçou a posição de que não há dias a serem repostos uma vez que o governo não cumpriu a parte dele no acordo de greve estando os trabalhadores desobrigados de pagar os dias parados. Diante do impasse, o Sind-Saúde fez contato telefônico com a SEPLAG que afirmou que realmente havia se comprometido em marcar uma reunião com a FHEMIG para tratar da questão dos dias parados e comunicou a representação da FHEMIG na mesa de reunião que até o dia 07/04 dará a resposta definitiva.

02

Outro ponto repactuado com a FHEMIG, na reunião de hoje é que está mantido o prazo de 10 de abril para apresentação do relatório de dimensionamento de pessoal na Fhemig. O Sindicato reafirmou a necessidade de conhecimento e debate desse relatório, haja vista não foi feito uma discussão com a representação dos trabalhadores quanto ao dimensionamento. Diretores do Sind-Saúde denunciaram que gestores das unidades da Fhemig estão usando de autoritarismo para remanejar servidores de setor e até de turno usando como argumento o dimensionamento feito pela DIRASS.

O número crescente de processos de exonerações por infrequência dos servidores da rede Fhemig com base em dados duvidosos, inclusive com erros na homologação de ponto, foi denunciado pelo Sind- Saúde à FHEMIG durante a reunião. Foi relatado que alguns servidores da unidade de internação do Hospital Júlia Kubitschek (HJK) em estágio probatório estariam sendo notificados já com prazo para conclusão do processo de exoneração. Foi constatado pelo sindicato erro nas homologações e nos prazos de notificações de até três anos, após o estágio probatório. Trabalhadores sendo notificados de processo por infrequência, inclusive os servidores em que a efetivação já havia sido publicado. Sendo que o mesmo servidor já havia obtido progressão na carreira, publicado em 2015 foi apresentado a documentação comprobatória aos integrantes da mesa, durante a reunião pelo Sind-Saúde.

03

Diante da comprovação de erros em alguns processos, somando um total de 17 do mesmo setor, sob a coordenação de uma mesma chefia da unidade, foi proposto à Fhemig que suspenda todos os processos para exame rigoroso da situação funcional dos trabalhadores pela comissão que será formada por representantes da FHEMIG, HJK e Sind-Saúde.

Ao final da tarde foi comunicado pelo diretor do HJK que todos os processos serão suspensos para nova avaliação inclusive das duas servidoras já notificadas com o prazo para publicação.