Luta por direitos em Vespasiano

Em reunião realizada nesta quarta-feira, Sind-Saúde cobrou da Prefeitura de Vespasiano melhores condições de trabalho para os servidores

79726f0f-497b-4443-af4a-eac2ad8b1853

Nesta quarta-feira, 29 de julho, representantes do Sind-Saúde se reuniram com a secretária de saúde de Vespasiano, Hérica S. Albano, para apresentar diversas reinvindicações dos(as) trabalhadores(as) no município e região.

Entre as pautas apresentadas está o pagamento de produtividade aos técnicos de laboratório, assim como a adequação da jornada de trabalho, além da criação dos cargos de técnico de raio x, fiscal sanitário e técnico de enfermagem. Outro ponto, comum também em outros municípios, é o pagamento de adicional de insalubridade e a criação do plano de cargos, carreira e salários para todos(as) os(as) trabalhadores(as) da saúde, como orienta o Ministério da Saúde.

Outra forte reinvindicação é a garantia dos direitos dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias conforme Leis 11.350/06, EC 51/06.12.994/2014 e a Lei municipal 028/2012. O sindicato exige que seja cumprido e garantia dos cargos dos agentes e que seja regularizado o vínculo funcional desses trabalhadores.

Além disso, foi discutido com a secretaria a situação das agentes de combate às endemias durante o período de gestação.  E que o RH da Prefeitura formalize o critério de trabalho dessas agentes, deixando claro que elas não podem carregar os venenos e nem o instrumento de ferro utilizado para furar recipientes encontrados em campo, devido a seu peso.

A secretária posicionou a favor de todos os pontos de pauta e o Sind-Saúde vai seguir no processo de negociação cobrando do prefeito, secretário de administração, para que sejam garantidos todos os direitos dos trabalhadores, e à disposição dos trabalhadores conforme já foi demonstrado na porta do MP de Vespasiano, além de protestar e até mesmo cruzar os braços caso o prefeito não garanta os direitos deles.