Insalubridade de agentes

Trabalhadores Buenópolis se organizam e buscam garantia de direitos

21 Buenopolis 01

O início da mobilização dos(as) trabalhadores(as) da saúde da cidade de Buénopolis, centro-norte de Minas Gerais, já começa a dar resultados. O diretor do Sind-Saúde/MG Evaldo Lopes e a delegada sindical Maria Luiza Rocha Martins organizaram uma reunião com a categoria da cidade nesta quarta-feira(21) e, a partir das demandas apresentadas, reuniram o secretário municipal de saúde Valdick Calixto Ferreira.

Uma das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores e repassadas na reunião com secretário diz respeito a insalubridade de Agentes de Combate à Endemias. Quatro ACEs da cidade não recebem o direito do adicional de insalubridade. Há um ano uma licitação foi aberta para contratar engenheiro do trabalhado para realizar o laudo, mas até hoje nada havia sido decidido. Na reunião com o Sind-Saúde, o secretario pediu um prazo de uma semana para resolver a questão. Os representantes do Sindicato na cidade disseram que irão aguarda o período e na próxima semana buscaram o posicionamento da prefeitura.

A pauta de reivindicação da categoria também foi discutida com a categoria que se organizam na estrutura sindical para fortalecer a luta dos trabalhadores por direitos na cidade. A filiação ao Sind-Saúde é uma ferramenta para buscar valorização dos trabalhadores da saúde.