Negociação garante reajuste a servidores da saúde de Ribeirão das Neves

Finalizou nesta sexta-feira (09/07) a rodada de negociação entre a prefeitura de Ribeirão das Neves e o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, Núcleo Neves. Os percentuais de reajuste foram confirmados durante a reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS. Apesar dos índices serem abaixo do reivindicado pelo Sindicato, o resultado é uma vitória dos trabalhadores que realizaram nos últimos meses uma série de protestos para denunciar o descaso da prefeitura com a categoria.

Veja como ficou cada ponto de reivindicação:

-Reajuste Salarial: 4,52%, já aprovado na Câmara e com retroativo a 1º de maio, Sindicato reivindicava a reposição IPCA 6,76%;

-Reajuste transporte intermunicipal, já aprovado e com retroativo a janeiro de 2021, conforme reivindicado pelo Sindicato;

-Reajuste alimentação: 4,52% com retroativo a 1º de maio. O Sindicato reivindicou pelo menos a reposição de IPCA 6,76%;

-Abono SUS 2021: foi fixado pelo governo um valor de R$ 900,00, para a competência do mês de agosto, pago em setembro;

-Insalubridade 2020: será corrigido pelo IGPM conforme consta na Lei 038/2006 – redação dada pela lei complementar 199/2019. A gestão afirma que não terá retroativo, ponto que o Sindicato contesta;

– Insalubridade 2021: O governo diz que vai corrigir pelo IPCA, devido à lei 173/2020. Esse ponto o Sind-Saúde também discorda e não deu o “de acordo”. Em reunião com os secretários, no dia 28 de maio, quando esteve presente o jurídico do Sindicato, representado pelo advogado Dr. Gilmar Viana, foi solicitado que antes da prefeitura anunciar o pagamento da insalubridade 2021 pelo IPCA, deveria fazer uma consulta ao TCE para esclarecer o índice correto.

Os reajustes foram conquistados nas ruas
No dia 28 de maio a categoria foi às ruas da cidade em uma Carreata pelas Reivindicações. O protesto foi aprovado em assembleia virtual dos trabalhadores no dia 25 de maio. Os trabalhadores se mobilizaram, mandaram o recado ao governo e receberam apoio da população. Logo após essa atividade, o governo agendou reunião para o dia 31 de maio. Uma nova assembleia virtual dos trabalhadores da Saúde foi realizada no dia 11 de junho para discutir a resposta do governo e novamente a categoria decidiu realizar outra carreata, dessa vez no dia 18 de junho. A reunião com o governo aconteceu no dia 22 de junho, junto com e mais uma carreata.

Nessa última assembleia dos trabalhadores, no dia 22 de junho, a categoria avaliou que a falta de resolutividade que o governo estabelece na Mesa-SUS traz um desgaste muito grande para essa instância que é uma conquista dos servidores da saúde. Diante disso, a categoria em vigília na porta do gabinete do prefeito definiu por três linhas de ação: procurar parceria com o Sind-UTE e unir forças nos movimentos; fazer uma moção de repúdio ao secretário municipal de saúde pela morosidade que trata as pautas da Mesa-SUS; realizar assembleia virtual da saúde para repassar as pautas depois do dia 10 de julho.

#VAMOSJUNTOS
Somente unidos venceremos!