Hemominas em luta

Trabalhadores da Fundação discutem GIEFS e outros direitos

16-Reunião Hemominas 02B


 

As propostas de mudanças nos critérios de  distribuição da GIEFS na Fundação Hemominas estão sendo discutidas com os(as) trabalhadores(as) no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) e por videoconferência para toda a rede. Em reunião no último dia 19, a comissão constituída para discutir as mudanças da GIEFS apresentou a planilha com as simulações de como ficarão os valores pagos aos servidores.

A apresentação foi definida durante reunião entre representantes dos(as) trabalhadores(as)  da Hemominas, Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde (Sind-Saúde/MG) com a presidência e direção da Fundação. Além da Giefs, os participantes debateram 23 pontos de pauta entre reivindicações e esclarecimentos. As alterações no pagamento de vale alimentação e vale transporte também foram um dos assuntos da reunião.


Veja abaixo os principais temas discutidos na reunião:

 

GIEFS

A comissão constituída para avaliar as mudanças na gratificação irá apresentar aos trabalhadores(as) uma planilha comparativa para ilustrar os impactos da mudança para cada cargo na Fundação.

Os(as) trabalhadores também questionaram à direção da Hemominas outros problemas que vem acontecendo com a GIEFS como o não pagamento no 13º salário para servidores que tiveram direito adquirido por decisão judicial. Segundo a Hemominas, foram 28 servidores que não receberam o direito por uma falha operacional. O mesmo ocorreu com o desconto previdenciário na GIEFS. Segundo a gestão, os erros serão corrigidos e o pagamento regularizado na folha de fevereiro (recebida em março).

Outras duas reivindicações relativas à GIEFS foram feitas pelos(as) trabalhadores(as): divulgação trimestral da distribuição da GIEFS (número de servidores(as) por nível de escolaridade e valores distribuídos) e a incorporação ao salário base. Em relação à incorporação da gratificação, a presidente da Fundação, Junia Cioffi disse que não tem autonomia para encaminhar a proposta.

16-Reunião Hemominas 03C

 

Vai e volta no governo 

A falta de autonomia foi a resposta da presidente da Fundação para muitos dos assuntos colocados em discussão. Em contrapartida, o Sindicato criticou o empurra-empurra entre governo e Hemominas. Segundo a diretoria da Fundação, todos os assuntos que precisam do diálogo com a Seplag e SES foram encaminhados, inclusive com despacho pessoal entre Junia Cioffi e o Secretário de Saúde, Fausto Pereira.  

Entre as demandas citadas como exemplo estão a correção do posicionamento dos técnicos do concurso de 2001, revisão do reajuste do auxilio creche e instalação da gratificação de final de semana com 50% a mais sobre o valor da hora trabalhada.  A falta de sintonia e a descentralização dos pontos em negociação foram criticados pelo Sindicato. 

16-Reunião HemominasA

Vale alimentação e vale transporte

No dia 05 de fevereiro, o governo estadual publicou novas deliberações sobre o vale alimentação e vale transporte que geraram dúvidas tanto nos trabalhadores da Hemominas quanto na própria gestão. Para sanar os questionamentos, a direção da Hemominas pretende enviar à Seplag o pedido de esclarecimentos.

Para o Sindicato,  a Hemominas deve preservar o pagamento da forma como é feito hoje. A própria definição por “vale” ao invés de “auxilio”, como prevê a Portaria do governo é argumento para apontar as diferenças do direito adquirido na Fundação.

 

A direção da Hemominas sugere que os(as) servidores(as) enviem os questionamentos ao Na Escuta até o dia 26 de fevereiro para repassar à Seplag um compilado com todas as dúvidas.


Veja aqui a publicação no Diário Oficial que busca a uniformizar o pagamento do auxilio-alimentação e auxilio-transporte.   


Participaram da reunião como representantes dos trabalhadores(as) Stela Brener, Ediné Silva Soares, Marcos Murta, Sheila Fernandes, Julio Siqueira.