Fortalecimento sindical

Jornada do Sind-Saúde para fortalecer organização dos servidores da SES cumpre mais uma etapa com a escolha de delegados sindicais na Superintendência Regional de Saúde de BH nesta terça-feira, 16/03

16 - Foto manha SRS

Dentro da proposta de ampliar a representatividade sindical em todas as 28 regionais de saúde do Estado, o Sind-Saúde realizou duas reuniões hoje, 16/03, de manhã  (foto acima) e à tarde (foto abaixo), na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. Doze delegados sindicais foram escolhidos pelos colegas presentes nas duas assembleias. A participação de delegados sindicais na proporção de um delegado para 100 servidores está prevista no estatuto do Sind-Saúde. Já foram realizadas, neste ano, reuniões com escolhas de delegados sindicais em Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia.  

 

Durante as duas reuniões em BH, os servidores se mostraram interessados em atuar de maneira coletiva para assegurarem mais direitos. Eles concordam que houve avanços como a data fixa para pagamento dos salários, mas reclamaram do parcelamento que o Governo vem fazendo desde o começo deste ano.

 

O diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, falou sobre os principais pontos da pauta de reivindicações definidos na Assembleia Geral do dia 23 de fevereiro. Entretanto, além da pauta tirada na Assembleia, o objetivo é que as reuniões que vêm sendo realizadas nas Regionais Estaduais de Saúde, com a escolha dos respectivos delegados sindicais,  também encaminhem outras demandas dos servidores ao Governo.  

 

Conforme o Sindicato apontou na reunião, o plano de carreira é um dos fortes pontos de crítica dos servidores da SES. “O último ajuste da carreira feito em 2005 ainda é defasado pois não considerava o tempo de serviço e titulação. Entendemos que é necessário levar em consideração a formação superior, inclusive técnica e que inclusive foi estimulada pelo Estado”, disse Renato Barros. Ele destacou que a isonomia de tratamento é necessária já que a hora trabalhada de um servidor da SES atualmente vale menos em comparação a outras instituições do estado, como Hemominas e Funed. 

 

Outro assunto tratado nas reuniões na SRG/BH foi a redução de jornada para 30 horas sem redução do salário. O diretor do Sind-Saúde explicou que no ano passado a luta pela redução da jornada foi priorizada. “O Estado está fazendo, na SES, levantamento do número de profissionais por carreira, frente ao grande número de terceirizados, para saber o impacto da redução da jornada. Isso vai fortalecer a nomeação dos concursados e a realização de próximos concursos já que mesmo chamando todos os aprovados e excedentes não será suficiente para suprir a demanda de pessoal da SES, mas nas fundações este debate está mais avançado”, finalizou Renato.

 

Vale transporte 

 

Vários servidores têm questionado o desconto indevido do vale-transporte na folha de pagamento. O Sind-Saúde informou que esta nova gestão concedeu direito ao vale transporte, baseado no valor de 3,70, totalizando 7,40/dia com desconto de 6%, com direito a duas passagens por dia. Esse mês o desconto foi feito com um erro no sistema e o desconto foi baseado no salário base. O Estado assegurou ao Sind-Saúde que vai fazer a reposição do valor devido retroagindo a janeiro. Os servidores também reivindicam que o número de passagens seja de acordo com a realidade de cada trabalhador o que não vem acontecendo. 

 

No mês de abril, o Sind-Saúde vai ampliar as visitas e a organização em todas a regionais de saúde.

 

16- SRS reunião tarde


Confira os nomes dos delegados sindicais já escolhidos pelos colegas em assembleias realizadas pelo Sind-Saúde em 2016.

 

Hemocentro de Uberlândia – 10/03

Patrícia Santos de Almeida Fernandes

Marcela de Faria Moraes Braga

 

Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia

Alisson Maciel de Faria Marques

 

Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba – 11/03

Tatiana Maria Mendes Barbosa

 

Foto 1

Reunião em Ituiutaba


Foto 2

Reunião em Ituiutaba

 

Superintendência Regional de Saúde de BH – 16/03/16

 

Antônio Alberto Gomes

Eduardo Melo Alves

Fátima Rodrigues Fernandes

Geralda Noêmia Costa Cardoso

Ivair José de Moura

Mara Aparecida Simone Barbosa

Maria das Graças N. Vaz

Maria Natália da Conceição Silva

Mônica da Conceição

Simone Costa Soares Santos

Solange Rezende

Suely de Fátima Nascimento

 

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES