Fhemig vai devolver valores de desconto indevido dos salários dos servidores na folha de pagamento de abril

Depois dos protestos dos servidores e das cobranças feitas pelo Sind-Saúde, o governo voltou atrás e a Fhemig comunicou que vai devolver o valor descontado indevidamente nos salários dos servidores nos últimos meses referentes à ajuda de custo. O retroativo será pago em maio, no contracheque correspondente a abril, segundo documento enviado ao Sindicato nesta quinta-feira (15/04). O Decreto 48172 foi publicado pelo governo no dia 07 de abril, fruto da pressão que os servidores fizeram diante dos absurdos cortes de salários. Em comunicado agora, a Fhemig confirma o retorno das regras do benefício e o pagamento retroativo a janeiro dos cortes dos salários feito pela Fundação. 

Com a publicação do Decreto, diretores do Sind-Saúde enviaram ofício ao governo no dia 08 de abril em que pediam o retorno imediato do pagamento e o retroativo dos cortes. Além de apontar a insensibilidade do governo para valorização dos servidores fundamentais na batalha que enfrentamos da pandemia, o documento do Sindicato também critica a falta de reajuste dos salários. “Os servidores do estado de Minas Gerais estão sem reajuste há vários anos acumulando perdas monetárias significativas”, acrescenta um trecho do ofício. O documento do Sind-Saúde foi enviado ao Secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, com cópia para o Secretário de Saúde Fábio Baccheretti e para o diretor de Gestão de Pessoas da Fhemig Leonan dos Santos. 

No dia seguinte, a resposta foi que a solicitação estava sendo encaminhada à Fhemig para encaminhamento na folha de pagamento. O Sind-Saúde mais uma vez reitera que não irá aceitar que servidores dedicados ao atendimento à saúde sejam desrepeitados e tenham cortes de salários em um momento que deveriam ver transformado em valorização salarial o esforço coletivo que tem sido comprovado pela sociedade.   

Entenda
No início do ano, os servidores foram pegos de surpresa com descontos no contracheques, alguns chegavam a mil reais a menos no salário. Os cortes aconteceram por uma mudança no decreto que trata da ajuda de custo. O ataque ao direito dos trabalhadores da saúde justamente no momento de maior enfrentamento à COVID-19 revoltou toda a categoria. Diante da ação descabida do governo, o Sindicato cobrou do governo que recuasse nessa afronta à categoria. No dia 02 de abril, uma manifestação dos servidores do Hospital Julia Kubitschek (HJK) chamou atenção da imprensa e do governo para a grave situação.  Paralelamente, o Sind-Saúde articulou com deputados estaduais para reivindicar a solução do governo. 

No documento enviado nesta quinta (15) ao Sind-Saúde, o governo reafirma o retorno da regra da ajuda de custo. “Os servidores poderão compensar a carga horária diária para fins de recebimento de ajuda de custo dentro do próprio mês de referência e que, independentemente da carga horária semanal de trabalho, farão jus ao recebimento da ajuda de custo se em conformidade com a carga horária mínima diária definida no regulamento”, diz o ofício da Fhemig.