FHEMIG: A luta é 30 horas para todos(as)

Diretores do Sind-Saúde e comissão de trabalhadores se reuniram com a gestão da FHEMIG para debater a redução da jornada de trabalho.

Reunião 30horas 14

A reunião entre representantes do Sind-Saúde e a gestão da FHEMIG, realizada nesta segunda-feira (14/09), teve como tema único os critérios para redução da jornada para os(as) trabalhadores(as) da Fundação. Bem no início da reunião, o Sindicato já deixou claro o objetivo desta negociação: “Nós sempre lutamos para garantir 30 horas, sem redução salarial, para todas as categorias da FHEMIG.” O cronograma que será apresentado dará início a redução da jornada a partir de 2016.

O Sindicato enfatizou que na última reunião realizada na Cidade Administrativa, o governo não apresentou com clareza quais os critérios de redução para os servidores da Fhemig. Os representantes do Sindicato fizeram questão de resgatar a mobilização realizada durante a greve no mês de maio deste ano, ressaltaram que desde o início a luta foi pela redução da jornada para todas as categorias, sem redução salarial, conforme termo de compromisso assinado pelo atual governador Fernando Pimentel. Esse compromisso foi inclusive retificado em ata da Fhemig incorporada ao Termo de Acordo que colocou fim à greve.

O Sind-Saúde/MG reafirmou que a definição dos critérios para implementação das 30 horas deverá ocorrer com plena participação dos(as) trabalhadores(as).

A gestão da Fhemig pontuou que o estado tem limitação orçamentária para garantir a redução em ampla escala, mas que a ideia é que as discussões se mantenham nos moldes da mesa de negociação, já aberta para esses avanços. A Fhemig propôs compor um grupo de trabalho específico para encaminhar a pauta da redução e iniciar o levantamento do número de trabalhadores que hoje mantêm a carga horaria de 40 horas como ponto de partida.

O objetivo é que este grupo, composto também pela gestão, analise os impactos da redução nas unidades, além de buscar dados sobre a redução já implementada em outros estados. Ficou definido que será agendada uma reunião com a Seplag para a apresentação do impacto dos primeiros levantamentos. Após a reunião, o governo agendou a data que reunirá para tratar destas questões para o dia 22 de setembro (terça) às 14h.

Reunião 30horas Lucia 14