Discussão da pauta de 2013

Primeira reunião do CONES será realizada no dia 26/03 e organizará as pautas que serão debatidas em 2013

reuniao cones

O Sind-Saúde estará presente na primeira reunião de 2013 do Comitê de Negociação Sindical (CONES), que será realizada no dia 26 de março às 10h30 e que definirá as pautas a serem debatidas ao longo de todo o ano. O encontro dará início às negociações de 2013.

O Sindicato já protocolou a pauta de reivindicações que os servidores estaduais da saúde aprovaram em assembleia e cobrará que os pontos que são comuns a todo o funcionalismo estejam incluídos nas discussões do CONES – que é um comitê que reúne sindicatos de diversas áreas e costuma debater apenas questões gerais. As reivindicações que são exclusivas da saúde serão debatidas em reuniões específicas.

Pressão
Os trabalhadores têm que estar atentos e organizados para que o governo se sinta pressionado e conceda algo significativo ao conjunto dos servidores. No ano passado, como o Sind-Saúde já havia previsto, o governo, na primeira data-base do funcionalismo estadual, deu ZERO de reajuste e mostrou que, em boa parte das vezes, o CONES nada mais é que uma instância que o governo usa para tentar ludibriar os trabalhadores e os sindicatos alinhados ao governo.

O Sind-Saúde e outros sindicatos comprometidos com a luta dos trabalhadores desde o início reforçaram esse ponto de vista, mas participam dos encontros justamente para pressionar, arrancar algum avanço e não deixar que o governo faça o que quiser.

Os trabalhadores das diversas áreas não podem permitir que o governo faça a mesma maldade do ano passado, quando não deu reajuste digno – ao contrário, deu ZERO de reajuste – e também excluiu os aposentados das negociações. Esse ano temos que fazer diferente!

Pautas importantes

O Sindicato reivindica que o CONES desse ano discuta, dentre outros pontos:

– A revisão do plano de carreira (no que diz respeito aos itens que abranjam todo o funcionalismo);
– Reajuste salarial digno na data-base de outubro (o Sindicato já solicitou ao Dieese que faça cálculos para definir quanto os servidores tiveram de perdas nos últimos cinco anos);
– Melhorias no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) – com aumento do repasse do governo e fim da ideia de coparticipação;
– Dentre dos direitos trabalhistas contidos nas pautas, destacamos a correção dos valores vale-transporte e vale-refeição.

Vamos pressionar para que seja dado início às discussões das pautas específicas!
Clique aqui para conferir a pauta de reivindicações do Sind-Saúde para 2013, aprovada na assembleia do dia 27/02 e já encaminhada ao governo.

Clique nos links para acesso à pauta especifica das Fundações:

Pauta Funed

Pauta Fhemig