Conferência de saúde: Ministro falou dos desafios do SUS

A VII Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais contou nesta terça-feira (09.08) com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que falou para os mais de mil presentes (entre delegados, convidados e ouvintes) sobre a importância das conferências e sobre os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil para os próximos anos.

Segundo Padilha, o SUS tem criar condições para que o acesso seja universal e de qualidade. “Ou o SUS se organiza para o acesso ser ampliado a toda a sociedade – e com qualidade – ou a sociedade vai questionar a capacidade do SUS”, disse o ministro. Ainda de acordo com ele, as conferências municipais, estaduais e nacionais constituem um momento crucial para discutir a saúde pública e gerar propostas para sua melhoria. “A Conferência tem que expressar e construir respostas para as pessoas que estão esperando cirurgia há meses ou que estão esperando a inauguração de uma unidade básica perto da casa delas”, disse.

Dentre os desafios para o Sistema de Saúde dos próximos anos lembrados por Padilha, destaca-se: reforçar o caráter público e o controle social do SUS; criar condições para que as mais de 30 milhões de pessoas que saíram da miséria nos últimos anos possam continuar usando o SUS; reduzir a taxa de obesidade (segundo o ministro, metade da população brasileira está acima do peso e 15% são obesos); gerir políticas públicas voltadas aos idosos; mobilizar contra o elevadíssimo número de acidentes de trânsito; garantir mais recursos para as unidades básicas de saúde.

Ao final da sua fala o Ministro da Saúde relembrou um dos pontos mais importantes para o setor no âmbito nacional: a necessidade de regulamentação da Emenda Complementar 29, que determina os percentuais mínimos a serem investidos em saúde pelos municípios, pelos estados e pela União. Padilha reforçou que a condição fundamental para a regulamentação é a mobilização de todos.

A Conferência continua

A VII Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais começou nesta segunda-feira (08) e vai até a próxima quinta, dia 11. De manhã até a noite, mesas, palestras e grupos de trabalho discutem a saúde pública mineira e brasileira e criam propostas para serem encaminhadas à Conferência Nacional, que será realizada em novembro.

A Conferência Estadual é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e pelo Conselho Estadual de Saúde e está sendo realizada na Serraria Souza Pinto.

Participação do Sind-Saúde

Vários diretores do Sind-Saúde estão participando da Conferência como delegados ou mesmo como organizadores e levam as reivindicações dos trabalhadores da saúde de Minas Gerais. Diretores também são conselheiros do Conselho Estadual e por isso também compõem mesas e ajudam na organização do evento.

Em defesa de um SUS integralmente público e de qualidade, o Sind-Saúde distribuiu documentos e espalhou faixas pelo salão onde ocorrem as palestras.

Após o primeiro dia de Conferência, diretores do Sind-Saúde e demais militantes do SUS se reuniram com assessores do Ministério da Saúde para debater a saúde pública em Minas e os rumos da política de saúde na visão do governo federal

000conferencia_9.jpg

000conferencia_77.jpg

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha falou para mais de mil participantes da Conferência