Começa greve na Unimontes

 

Servidores da Unimontes iniciaram greve no dia 02/10 pela extensão da GC

greve unimontes7

Técnicos Administrativos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (02) para cobrar que o governo de Minas e a reitoria estendam para todos os servidores da Universidade a Gratificação Complementar que, de acordo com o Projeto de Lei 3.451/2012 – ainda em tramitação na ALMG -, será dada apenas para uma parte da categoria.

Os servidores pedem isonomia de tratamento, uma vez que estão na mesma carreira que os trabalhadores do Hospital Universitário e também prestam serviços diários para a unidade de saúde.

Serviços como biblioteca, secretaria geral, transporte, setores de pesquisa e pós-graduação estão parcial ou totalmente parados. Servidores de outros campi também aderiram ao movimento.

O reitor da Universidade, João Canela, comprometeu-se publicamente em não cortar a função gratificada dos servidores que aderirem à greve.

Gratificação Complementar

O governo encaminhou projeto de lei para a ALMG em que garante uma Gratificação Complementar que será de 40% do vencimento base e 50% do vencimento base para os servidores da Fhemig, Funed, Hospital Universitário da Unimontes e Hemominas (com alguns percentuais diferenciados). O governo já sinalizou que deverá estender para os servidores da Escola de Saúde Pública. Ou seja, ficaram de fora apenas os servidores da Secretaria Estadual de Saúde e do resto da Unimontes.

Imprensa

O primeiro dia de greve repercutiu na imprensa. Confira abaixo algumas matérias:

Globo.com Grande Minas – Técnicos administrativos paralisam atividades na Unimontes

MG Inter TV 2ª edição – Técnicos administrativos da Unimontes entram de greve nesta terça-feira

Gazeta Norte Mineira:

gazeta -norte mineira

greve unimontes2

greve unimontes5