COF autoriza contratações

Diante da pressão de trabalhadores contra a sobrecarga de trabalho e risco no atendimento nas unidades hospitalares, Fhemig é autorizada a fazer contratações. Documento também abre caminho para OSs

COF 30 05 1


A Câmara de Orçamento e Finanças (COF) do governo estadual autorizou 108 contratações temporárias e de 192 contratações temporárias para processo seletivo simplificado na Fhemig. A determinação veio após constantes reclamações sobre a superlotações nos hospitais devido a falta de pessoal e suspensão de contratos que interferem no dia a dia do trabalho na saúde. Já nessa terça (04), trabalhadores do Hospital Julia Kubistchek (HJK) aprovaram paralisação de 72 horas no dia 10/06 caso medidas concretas do governo não fossem apresentadas.O Sindicato havia avisado ao governo, em ofício do dia 17 de abril, sobre essa reividicação da categoria.


No documento da COF, ao qual o Sind-Saúde teve acesso, limita as contratações até dezembro de 2020.


Alerta!
Ao final do documento do governo um alerta perigo para privatização de unidades hospitalares. O governo pede estudo para viabilidade para transferência de gestão das unidades hospitalares para Organizações Sociais (OS). O estudo é pedido em um prazo curto que deve ser apresentado até o final do mês ou início do mês de julho. A última edição do informativo interno da Fhemig gerou muita polemica nas unidades ao informar sobre um projeto de parceria com Organização Social para um suposto projeto de complexo hospitalar. Essa publicação foi questionada na última reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS.


O Sindicato alerta que esse debate não aconteceu em nenhuma instância deliberativa do SUS. E que, ao contrário, a Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte reprovou qualquer tipo de privatização, inclusive as chanceladas por OSs na saúde da capital. Apesar de ser uma determinação para instância municipal, essa proposta seguirá para a etapa estadual que tem caráter regulatório no SUS.


Veja o documento que o Sind-Saúde teve acesso: 

COF 30 05 Pagina

COF 30 05 Pagina2