Galba Ortopédico – cadê o dinheiro da reforma?

Sind-Saúde exige esclarecimentos sobre dinheiro destinado ao Galba Ortopédico

Foto Neuza reunião Dayrell

Ontem, 31/10, o Sind-Saúde participou de reunião com o presidente da Fhemig, Tarcísio Dayrell, intermediada pelo mandato do deputado Jean Freire (PT) e que teve a participação também do mandato do deputado federal Adelmo Leão (PT). Diretores do Sindicato e uma comissão de trabalhadores do Galba Ortopédico insistiram com o presidente da Fhemig sobre a liberação de recursos para as obras na Unidade com o objetivo de impedir o fechamento. Nova audiência pública será marcada na ALMG para retomar o debate e evitar o fechamento da Unidade. O Sind-Saúde vai exigir uma posição transparente da Fhemig sobre os recursos para a reforma do Galba Ortopédico que, segundo o próprio presidente da Fhemig, em audiência pública da ALMG, (Comissão de Saúde), seria de R$ 6 milhões.

Conforme audiência pública do dia 10 de agosto, realizada na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o presidente da Fundação comprometeu-se, perante trabalhadores da Saúde e representantes do Ministério Público Estadual, a suspender o fechamento do Galba Ortopédico por seis meses. Neste prazo, seria executada a reforma para sanar deficiências da Unidade apontadas pelo MPE, mas que segundo o próprio presidente dependia de verbas para investimento e que tal recurso ainda não teria sido liberado pelo governo do Estado. Depois de dois meses, a movimentação da Fhemig, com o não início das obras sinaliza que o governo pretende fechar a Unidade Ortopédica.

Esta já é a segunda semana de mobilização dos trabalhadores da saúde que realizam coleta de assinaturas contra o fechamento da Unidade na Praça Sete, em Belo Horizonte, e em outras unidades da Fhemig no interior, além da adesão de outros municípios e até outros estados – somente lembrando que apenas as assinaturas coletadas na Praça Sete, em apenas seis dias chegam a somar cerca de 8 mil assinaturas. O abaixo-assinado será encaminhado aos Conselhos Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Estadual de Saúde de Minas Gerais, secretário estadual de saúde, governador do Estado, Câmara Municipal de BH e ALMG.

Durante a reunião de ontem, o presidente da Fhemig voltou a bater na tecla de que não tem condições para realizar as modificações necessárias devido à crise financeira pela qual passa o Estado e aos cortes feitos pelo Governo Federal na área da Saúde. Tarcísio Dayrell voltou a defender que a Unidade seja transformada em um ambulatório. Essa proposta de “encolher” o Galba Ortopédico é repudiada pelos trabalhadores e o Sind-Saúde, que inclusive rebate o presidente da Fhemig frisando que este é um argumento extremamente frágil pois não se justifica uma estrutura como a da Unidade Hospitalar Galba Ortopédico funcionar apenas como um ambulatório dia.

A direção do Sind-Saúde classificou a possibilidade de fechamento da Unidade Galba Ortopédica como sendo muito grave. “Isso é muito mais sério do que a gente imagina. Os trabalhadores ocuparam a unidade, foram para as ruas, convocaram a população para lutar juntos porque essa não é só uma briga de servidores, mas é de usuários também, em defesa não somente de uma unidade hospitalar, mas se trata da defesa do SUS. As pessoas estão indo para a porta do hospital  pedir para que ele não seja fechado.”

O Sind-Saúde reafirmou perante o presidente da Fhemig que teve conhecimento de que foi solicitado ao Estado um recurso de R$ 6 milhões para investimento na Unidade e  inclusive lembrou que a própria Fhemig informou aos trabalhadores este valor durante a ocupação da Unidade.

O Sind-Saúde exige clareza e transparência da gestão da Fhemig e que esta mesma gestão se comprometa publicamente com a suspensão do fechamento da unidade e apresente toda a verba destinada para as obras, inclusive verbas destinadas ao João XXIII, do qual o Galba Ortopédico é um anexo e por não possuir CNPJ próprio, logicamente, o recurso financeiro seria encaminhado para aquele CNPJ.

Imagem 2 reunião Dayrell