Categoria na luta

Série de atividades marcou Semana da Enfermagem

Abertura Izabela Hendrix

Além de participar com uma caravana mineira na mobilização nacional em defesa da enfermagem, o Sind-Saúde esteve em várias atividades na semana que marca a união da categoria na luta por valorização. A jornada de encontros e manifestações uniu duas datas importantes da enfermagem: 12 de maio, Dia do Enfermeiro e 20 de maio, Dia do Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O ato em São Paulo, que contou com representantes de todo o país, aconteceu no dia 17 de maio. Em Minas Gerais, a Semana da Enfermagem começou sua programação com abertura no dia 14. Organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) a palestra realizada no Instituto Izabela Hendrix teve o tema escolhido para este ano: “Enfermagem: uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”.

Veja mais sobre a abertura do evento que teve representação do Sind-Saúde na mesa

Já no dia 21, a direção do Sindicato esteve em Montes Claros para duas atividades que colocaram o tema da enfermagem em foco. A primeira foi uma mesa redonda no auditório da Faculdade Santo Agostinho. Com o tema “A enfermagem nos cenários políticos, comunitários, representação de classe para garantir a saúde como direito universal” a atividade também fez parte da Semana da Enfermagem realizada pelo Coren/MG.

Faculdade Santo Agostinho

Faculdade Santo Agostoinho 01

A noite, o assunto foi o ensino à distância e suas consequências para a enfermagem brasileira. O debate ocorreu em audiência pública na Câmara Municipal de Montes Claros solicitada pelo vereador Daniel Dias.

A diretora do Sind-Saúde Neuza Freitas apresentou as bandeiras de luta da enfermagem e exigiu respeito á categoria. “Em Minas Gerais somos hoje 183 mil profissionais e em todo o país quase 2 milhões e meio de profissionais, portanto exigimos respeito. Basta de indiferença com esta categoria, não somos invisíveis. 30horas já, piso nacional já, aposentadoria especial já!”


Câmara Municipal MOC 01

Câmara Municipal 02

Camara Municipal MOC 03

Camara Municipal MOC 04


Clique aqui para ter acesso a Galeria de Fotos da Manifestação em São Paulo em defesa da Enfermagem 

O ato da enfermagem em São Paulo foi organizado pelo Fórum Nacional da Enfermagem, composto por entidades que representam a categoria em âmbito nacional como a CNTSS, da qual o Sind-Saúde é filiado.