Cartilha revela verdade sobre o choque de gestão

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG) lançou nesta terça-feira, 28 de setembro, a cartilha “A verdade sobre o ‘choque de gestão’ do governo de Minas”, que faz um balanço do governo Aécio Neves de 2003 a 2009. O documento é fruto de um longo trabalho de análise das contas públicas disponíveis em sites oficias do Estado e da União. O emaranhado de números e dados revela uma realidade distinta da propagandeada pelo discurso oficial.

Em linhas gerais, a cartilha mostra que o chamado “choque de gestão” – que, segundo o próprio governo consiste em “gastar menos com o Estado para gastar mais com a sociedade” – investiu de fato muito pouco em saúde, educação e segurança pública e reduziu a folha de pagamento do Estado. Paralelamente, muito foi gasto com publicidade (cerca de R$ 1 bilhão) para alardear o “ajuste fiscal” do Governo do Estado, que disse que alcançou o superávit. O documento reforça que a Receita Total do Estado cresceu 130%, o que fatalmente causaria um superávit.

Mas esse dinheiro arrecadado não foi aplicado no que realmente importa, que é “a melhoria de vida da população, por meio da prestação de serviços públicos de qualidades, da promoção do crescimento e da distribuição de renda”.

Clique aqui para acessar a cartilha “A VERDADE SOBRE O ‘CHOQUE DE GESTÃO’ DO GOVERNO DE MINAS”.

Clique aqui para acessar o site do Sindifisco-MG.