Carne por ovo

Governo troca carne por ovo na alimentação de pacientes e trabalhadores em hospitais da Fhemig

02 Reunião Fhemig Carne Ovo

Nos últimos dias, tem ocorrido denúncias do fornecimento inadequado da refeição em diversas unidades hospitalares da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), sobretudo em hospitais da região central de Belo Horizonte, com a substituição da carne por ovo afetando a qualidade do alimento fornecido para pacientes, acompanhantes e trabalhadores. Segundo a Administração Central da FHEMIG, a empresa contratada para o fornecimento da alimentação implementou a medida como forma de pressionar o pagamento de uma dívida que se acumula e chega a quase 10 (dez) milhões de reais.

Desde o momento em que tomou conhecimento desse fato, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) vistoriou as unidades mais afetadas como o Hospital Infantil João Paulo II, Hospital João XXIII e Hospital Júlia Kubitschek e colheu depoimentos dos trabalhadores e acompanhantes para levar a demanda à gestão e cobrar a resolução do problema.

Conforme o Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da rede FHEMIG, Eduardo Henrique Alves de Paula, que se reuniu juntamente com representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas e com o Sindicato na manhã desta sexta-feira (02/08/2019), a falta de repasses por parte do governo tem comprometido o pagamento dos fornecedores e trazido dificuldades para gerir os processos em diversas áreas. No entanto, desde a notificação pelo Sindicato e veiculação através da mídia, uma força tarefa foi montada com a finalidade de resolver o impasse. Segundo informações dadas por ele, o contrato firmado entre a rede e a empresa terceirizada que fornece o alimento, prevê esse tipo de situação quando ocorre atraso de pagamento superior a 90 (noventa) dias. Em primeira mão, ele repassou que ainda ontem já foi emitida a ordem de pagamento com assinatura eletrônica para pagamento de um pouco mais de 2 (dois) milhões de reais para que a empresa regularize o fornecimento. Conforme o fluxo de transmissão bancária, a efetivação do pagamento desse valor deverá ocorrer hoje. Isso permitirá a flexibilização de negociação junto à empresa e regularização do fornecimento da alimentação adequada e balanceada do ponto de vista proteico.

A alimentação é primordial para os processos vitais e um item importante de sobrevivência humana. A dieta balanceada é recomendada pelos nutricionistas e tem impacto positivo na qualidade de vida além de assegurar a prevenção de diversas doenças. Quando um paciente encontra-se em atendimento nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a alimentação é garantida e valorizada como parte de sua terapêutica, exceto em casos em que se deve manter o jejum ou há a necessidade da não da administração do alimento via enteral, o que se fará por outras alternativas conforme o caso.

A alimentação também é fornecida para o trabalhador e o sindicato sempre pauta esse item nas negociações dada a sua importância, especialmente, para os que lidam no dia a dia com o cuidado à pessoa humana em atendimento a todas as suas necessidades comprometidas pelo processo de adoecimento. A conquista deste benefício foi graças a um movimento paredista que durou vários dias e colocou inúmeros trabalhadores nas ruas da capital.

Deu na mídia

Veja aqui a cobertura feita pela Globo

Clique aqui e acesse a matéria da Rádio Itatiaia