Caravana em defesa do SUS chega a Brasília

A Caravana em Defesa do SUS, que está percorrendo todo país, chega nesta terça-feira (15), a Brasília. Além de debater os problemas e soluções da saúde no Distrito Federal, a programação da Caravana contempla, ainda, um Ato Político com a presença de diversas autoridades, o painel que trata dos avanços e desafios do SUS e a apresentação do “SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade”.

A Caravana faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem como tema central a defesa do SUS sobr os diversos aspectos – Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS. O encontro promove debates em torno da conjuntura atual na saúde, considerando a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços, respeitando realidades específicas e necessidades de cada Estado.

Em dezembro, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília.

A Caravana em Defesa do SUS do Distrito Federal foi precedida por caravanas regionais realizadas pelos respectivos Conselhos. Durante os debates, foi denunciado a posição do governo de José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal, comprometido com o desmonte do SUS, evidenciado com a terceirização do Hospital de Santa Maria, cidade do entorno do DF.

A caravana já passou por 11 Estados brasileiros – Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Rondônia, Pernambuco, Acre, Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro. As próximas paradas da Caravana são no Piauí (18) e Goiás (25).

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), com os Conselhos Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e movimentos sociais.

Programação

Em Brasília, a Caravana vai desenvolver programação durante todo o dia, no auditório do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB). A abertura será com Ato Político de Lançamento da Caravana em Defesa do SUS, seguido de painel sobre Avanços e Desafios do SUS – 1ª Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde e Seguridade Social.

À tarde haverá painel sobre Avanços e Desafios do SUS no Estado (DF), seguido de debate, e outro painel sobre SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade.

Estão confirmadas as presenças do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, do Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza e do Secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho.

Fonte: Vermelho