Câmara não atende a população

Vereadores de BH rejeitam 58 propostas populares para a LOA 2015

orcamento-publico-metropolitana-df

Após uma campanha para incentivar a participação popular no levantamento de demandas para a cidade, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) retrocede e acolhe apenas 11, das 86 propostas enviadas pela população para integrar a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015.

Essa decisão, que ocorreu durante a reunião extraordinária da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, na tarde desta quinta-feira, 20, foi um choque para os cidadãos que acompanharam todo o processo de discussão sobre a LOA e encaminharam propostas ao legislativo sobre diversos temas que emergem da sociedade.

Além das propostas acolhidas pela Câmara, outras 17 serão encaminhadas como sugestões à Prefeitura na forma de indicações ou pedidos de informação. Porém, os cidadãos questionaram a decisão, cobrando explicações técnicas e políticas para essa rejeição de tantos projetos.

O que ainda revoltou mais os representantes da sociedade civil foi que em todo o tempo os vereadores fizeram um discurso de “participação popular”, mas na hora da votação do parecer não concedeu a palavra à população, de forma a desvalorizar essa mobilização social.

Entre os temas acolhidos, seguiram o acréscimo de investimentos na formação de professores do ensino fundamental; realização de campanhas de prevenção à Leishmaniose nos centros de saúde municipais; ampliação de recursos financeiros destinados à capacitação da rede de atenção à criança e ao adolescente e o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.