Associação tenta dar golpe

Mobilização dos servidores e ação da Justiça frustram tentativa da Asthemg de fazer assembleia fictícia para se transformar em sindicato

27-12-2012 040 site

A Asthemg tentou mais uma vez prejudicar os trabalhadores da Fhemig, mas a mobilização dos servidores e a ação rápida da Justiça falaram mais alto e a Associação não realizou assembleia fictícia para se transformar em sindicato e isolar os trabalhadores da Fhemig. Segundo a liminar expedida pelo Tribunal de Justiça nesta quarta-feira (26), o Sind-Saúde é quem legalmente representa os trabalhadores da saúde de Minas Gerais, de modo que não pode haver outro sindicato nesta base.

A Associação não fez qualquer divulgação desta assembleia, mas os trabalhadores descobriram a publicação em um jornal e se mobilizaram para participar da assembleia e votar contra a criação de um sindicato chapa branca na Fhemig. Vários trabalhadores da Fundação compareceram no horário e local que foram divulgados para realização da assembleia, mas aparentemente a tentativa da Associação era fazer uma assembleia de fachada, pois nada havia no local. O estranho é que na sede da Asthemg um funcionário disse que a liminar da Justiça havia chegado e que a assembleia havia sido cancelada, mas, por telefone, o diretor da Associação, Carlos Augusto, disse que a assembleia estava sendo realizada em outro lugar – o que seria ilegal, visto que a publicação oficial dizia que a reunião seria naquele endereço em que os trabalhadores estavam.

A liminar expedida pelo Tribunal de Justiça reforça que não pode haver mais de um sindicato para uma mesma categoria e o Sind-Saúde é quem legalmente representa os servidores da saúde estadual.

A Polícia Militar foi chamada ao local onde teria que ser realizada a assembleia e foi feito um boletim de ocorrência confirmando que não havia nada ali e que servidores da Fhemig, inclusive alguns filiados à Asthemg, aguardavam pelo início da assembleia.

Os trabalhadores demonstraram, mais uma vez, que lutam pela união dos trabalhadores da saúde e rejeitam associações e pseudo-representantes sindicais que colocam os interesses pessoais e políticos acima dos interesses da categoria.

O Sind-Saúde defende a união dos trabalhadores em torno de um sindicato forte e que seja a expressão dos interesses da categoria.

Durante a greve da saúde de junho e julho de 2012, as ações da Asthemg já haviam confirmado que ela atua contra os trabalhadores. Nos hospitais, dirigentes da Asthemg ao invés de apoiar a luta, ficaram espalhando boatos e dificultando a greve, ou seja, fazendo o jogo do governo.

Confira parte da liminar expedida pela Justiça nesta quarta-feira (26):

 “Por força da Constituição, apenas pode existir um sindicato por categoria na mesma base territorial (inciso II, artigo 8º, CR/88). (…) Não se vislumbra, no sistema brasileiro, a figura do ‘sindicato de empresa’, senão o sindicato por categoria (profissional ou econômica)”

Inciso II, artigo 8º, Constituição da República: É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município.

TRABALHADORES DA FHEMIG EM DEFESA DE UM SINDICATO FORTE E QUE DE FATO REPRESENTE OS INTERESSES DOS SERVIDORES DA SAÚDE

edital assembleia asthemg

27-12-2012 040 site2

27-12-2012 040 site3