Assessoria de comunicação do Sind-Saúde participou da Oficina Nacional de Comunicação da CNTSS/CUT

A coordenadora da assessoria de comunicação do Sind-Saúde/MG, Wânia Regina do Carmo e o jornalista Bráulio Siffert participaram nos dias 24 e 25 de outubro da Oficina Nacional de Comunicação da CNTSS/CUT, que aconteceu em Guarulhos-SP e teve seu foco direcionado para a importância da internet e das redes sociais no fortalecimento da luta dos trabalhadores.

Assessores, jornalistas e diretores de comunicação de sindicatos de várias partes do Brasil trocaram experiências, ouviram palestras e aprimoraram seus conhecimentos sobre portais institucionais, utilização de redes sociais (com destaque para twitter e facebook), utilização de diferentes mídias e integração colaborativa entre as assessorias das entidades sindicais (incluindo sindicatos, confederação e central sindical).

A internet é o instrumento central de uma nova era para as assessorias e sindicatos

Jornais e demais informativos impressos ainda têm a sua importância e talvez sempre terão, mas a publicação de conteúdos na internet tem uma amplitude e uma potencialidade infinitamente maiores. E, se bem utilizados, os portais, redes sociais, correntes de e-mails e fóruns ampliam muito mais o alcance e a repercussão das publicações. A solidificação dessa rede contra-hegemônica de comunicação, aliás, é a alternativa encontrada pelos movimentos reivindicatórios frente a uma grande mídia concentrada e com interesses que certamente diferem dos interesses da classe trabalhadora em geral.

A importância e necessidade da criação dessa rede e utilização das ferramentas da internet foi o tom dos debates da Oficina da CNTSS e das palestras de experientes estudiosos e usuários das ferramentas digitais, como Leonardo Severo (assessor de comunicação da CUT Nacional), Renato Rovai (editor da Revista Fórum e blogueiro), Paulo Salvador (editor da Revista do Brasil), Sandro Cézar (secretário de comunicação da CNTSS/CUT), Rodrigo Savazoni (um dos criadores da Casa da Cultura Digital) e Vera Gaspareto (educadora da Escola Sindical Sul e dirigente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina).

Incorporação das experiências

Algumas práticas e ferramentas de comunicação debatidas na Oficina já são utilizadas pela assessoria de comunicação do Sind-Saúde, como o uso do twitter – @sindsaudemg. Agora, a comunicação do Sindicato pretende ampliar esses instrumentos e participar ainda mais ativamente das redes colaborativas que existem entre as entidades sindicais.

oficina cntss_1.jpg

Mesa de abertura contou com participação de (da esq. para dir.) Renato Rovai, Paulo Salvador, Sandro Cézar e Leonardo Severo

oficina cntss_2.jpg

Participaram da Oficina assessores, jornalistas e diretores de sindicatos da área da saúde do Maranhão, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Sul, Sergipe, Paraíba, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais