Assembleia em Divinópolis

Servidores(as) de Divinópolis elegem delegados(as) sindicais e fortalecem organização dos(as) trabalhadores(as) da SES.

DIVI 07

O Sind-Saúde continua colocando o pé na estrada, na missão de organizar melhor a representação sindical nas regionais da SES por todo o estado. Essa quarta, 06/04, foi dia de mobilização para os trabalhadores(as) da SES em Divinópolis. Em assembleia na regional, foram definidos passos importantes para resgatar a mobilização e fortalecer a luta dos servidores(as).

O diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, apresentou as principais pautas definidas na assembleia geral do dia 23 de fevereiro. Entre elas, a urgente criação do plano de carreira, que tanto atenda aos servidores(as) que virão, quanto aqueles(as) que já se preparam para a aposentaria. Vale lembrar que o último ajuste da carreira foi feito em 2005 e ainda é defasado, pois não considerava o tempo de serviço e titulação. O Sind-Saúde entende que é necessário levar em consideração a formação superior, inclusive técnica. Também foi lembrado que existe uma demanda forte pelo aumento real dos salários aliado à correção da tabela de vencimentos da SES. Ainda com relação aos vencimentos, outra reivindicação é que a data-base, atualmente em outubro, seja antecipada para o início do ano.

Sobre as 30 horas, foi ressaltado que o momento é de pressão e mobilização. Na próxima semana será realizada uma reunião com a Seplag, em que o governo deverá se posicionar sobre o cronograma de implementação. Renato afirmou que diante de um quadro defasado de funcionários, a redução poderá ser feita substituindo aqueles servidores que já se aposentaram ou faleceram. Ou seja, o estado não pode mais alegar que a redução vai gerar um alto custo financeiro.

Nomeações já!

Ainda sobre o quadro de funcionários da SES, o Sind-Saúde apresentou na Assembleia a urgência da nomeação dos aprovados no último concurso da Secretaria. Enfatiza que essa é uma bandeira de todos e todas, pois só assim podemos repor o atual quadro defasado e também substituir contratados e terceirizados. De acordo com o Sindicato, mesmo com a nomeação dos aprovados e excedentes, a luta por um novo concurso deve ser um próximo passo.

DIVI 01

Não ao retrocesso!

Durante a assembleia, foi debatida a posição do Sind-Saúde com relação ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, enviado no último dia 22 de março pelo governo federal ao Congresso Nacional.  O projeto representa um ataque aos direitos dos servidores e do serviço público, com medidas de contenção de custo que, se aprovadas, vão representar um verdadeiro retrocesso para o funcionalismo público. Foi informado que o Sind-Saúde já compõe uma articulação sindical contra a aprovação desse projeto e conta com a mobilização das(os) trabalhadores(as).

DIVI 05

Divinópolis fortalece a luta!

Para o Sind-Saúde é muito importante reacender a articulação sindical nas regionais do estado, só assim haverá força na luta por mais direitos. Renato Barros recordou a atuação do Seu Nilson, que durante décadas esteve à frente do Sindicato, representando a regional de Divinópolis. Seu Nilson faleceu no final do ano passado, mas deixou um exemplo de muita dedicação e compromisso com a luta dos trabalhadores(as).

Renato ressaltou o papel fundamental dos delegados(as) na mobilização diária. “Esses trabalhadores(as) fortalecem os elos em um sistema tão amplo de atuação, como o da SES”, afirmou.

A assembleia terminou com um sinal positivo de reativação da regional de Divinópolis: a eleição de dois delegados(as), que a partir de agora vão dar mais vida e ação às lutas dos servidores(as) da SES. Delegadas(os) eleitos(as):

Flávia Ferreira Coimbra

Alan Rodrigues da Silva

DIVI 06

DIVI 08

A assembleia em Divinópolis representou mais um importante passo na construção de um Sindicato mais forte e combativo, que possa estar presente e atuante em todo o estado de Minas. É necessário dar continuidade à organização e manter acesa a luta dos trabalhadores(as) da saúde!

O próximo passo para a organização do sindicato nas regionais será uma videoconferência de âmbito estadual, no dia 15/04.

DIVI 10

DIVI 11