ALMG aprova auxílio moradia

Deputados da ALMG aprovam seus próprios benefícios sem votar o reajuste salarial dos servidores

Os Deputados Estaduais de Minas Gerais aprovaram, nesta quinta-feira, 05/01, em primeiro turno, o projeto de resolução nº 1/2015, da mesa diretora, que, entre outras coisas, autoriza os parlamentares a receberem auxílio moradia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A votação teve 40 votos a favor e apenas quatro deputados votaram contra a proposta. São eles: Ione Pinheiro (DEM), Marília Campos (PT), Doutor Jean Freire (PT) e João Leite (PSDB).

A proposta ainda tem que ser aprovada em segundo turno e se positivo, garantirá aos membros do legislativo um valor de R$ 2.850, adicionais ao salário de 25.322,25. Além disso, o deputado licenciado que assumiu cargo de secretário também pode optar ao direito de ter o benefício mantido, além da verba indenizatória.

A medida terá um impacto no cofre público estadual de R$ 10,5 milhões até o fim da legislatura, em 2018.

Enquanto isso, os servidores públicos do estado continuam esperando a votação do reajuste salarial que está parado desde o ano passado. A proposta de reajuste ficou em 4,62%, o que é insuficiente para repor as perdas inflacionárias desde o último reajuste.

Além disso, a gestão anterior, antes das eleições, havia prometido o reajuste, também insuficiente, de 6,5%, mas logo após as eleições encaminhou ao legislativo o projeto de 4,62%. Se não bastasse, o governo tucano atrasou o máximo possível para que a decisão do reajuste fosse jogada para o próximo governo que assumiu em janeiro deste ano.

O único caminho que os trabalhadores têm para acabar com o descaso do legislativo é a luta. Fiscalizar a ação dos deputados e cobrar ações efetivas que promovam o bem estar dos diversos servidores do estado de Minas Gerais.