112 anos de Funed

Importância da Fundação para a saúde pública foi reafirmada em homenagem na ALMG

27 Audiencia Funed Favia-Bernardo ALMG 01

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) completou 112 anos e foi homenageada nessa terça-feira (27/08) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em requerimento da deputada estadual Beatriz Cerqueira, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia concedeu à Funed o “voto de congratulação” pelos serviços prestados à saúde pública. A Funed desempenha um papel importante em pesquisas na área de saúde, produção de medicamentos e de conhecimento em Minas Gerais.

Os servidores, que constroem a história da Fundação, lotaram o auditório. Veja o trecho em que o diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) parabeniza os servidores, os princípios norteadores da Fundação que vinculada ao SUS assegura saúde de qualidade para a população.

Fundada em 1907, a Funed é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e conta com 42 laboratórios que realizam análises e exames de última geração para as vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador. A fundação possui o único laboratório público em Minas Gerais responsável pelo diagnóstico laboratorial da H1N1, também conhecida como “gripe influenza tipo A ou gripe suína”. A instituição mineira é ainda a única, na América Latina, que produz a talidomida, medicamento usado no tratamento da hanseníase e com alto potencial para tratamento de outras doenças, como o câncer.

27 Audiencia Funed Favia-Bernardo ALMG 02

27 Audiencia Funed Favia-Bernardo ALMG 03