Trabalhadores de Neves sinalizam para dialogo, mas cobram reajuste e melhorias
Reunidos em assembleia, os trabalhadores da saúde de Ribeirão das Neves, cidade da Região Metropolitana de BH, decidiram que as negociações com a categoria devem acontecer diretamente com o prefeito Wallace Ventura. Essa reivindicação dos trabalhadores deve-se ao fato de que o diálogo com a secretaria de saúde sempre encontrou entrave na hora de estabelecer acordos. A assembleia que marca o início da campanha salarial deste ano aconteceu na última sexta-feira (28/01) e contou com 203 trabalhadores. Os representantes do Sind-Saúde Núcleo de Ribeirão das Neves protocolaram na segunda-feira (31/01) o ofício solicitando a audiência com o prefeito e aguardam o agendamento.
Entre as pautas de reivindicação que será entregue ao prefeito está a questão salarial, o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) e a abertura de concurso para preencher a falta de pessoal na área da saúde. Segundo o representante do Núcleo, Gilberto Pereira, o PCCS foi desenvolvido em 2007 e só em 2009 foi regulamentado, o que ocasionou uma defasagem salarial. Além disso, o salário base de muitos trabalhadores está abaixo do valor do salário mínimo.
“Existe trabalhador com salário menor do que R$400,00. Para cumprir com a Constituição, a Prefeitura paga um complemento. Mas a categoria quer salário e não complementação. O salário base é a referência para outros benefícios e, com essa situação, temos perda no qüinqüênio e na aposentadoria, por exemplo” criticou Gilberto.
Para corrigir essa distorção, a categoria reivindica uma recomposição salarial de acordo com o índice do Dieese.
Uma comissão de 6 pessoas foi escolhida para acompanhar as negociações. Os trabalhadores farão uma nova assembléia após a reunião com o prefeito que ainda não foi marcada.