Trabalhadores da saúde do interior de Minas, incluindo ACS e ACE, lutam por melhorias

Os profissionais da saúde pública do interior de Minas Gerais, dentre eles os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), se mobilizam e se unem cada vez mais para conquistarem valorização, reconhecimento e terem seus direitos respeitados.

Por meio de sua sede estadual e de seus núcleos no interior, o Sind-Saúde representa os trabalhadores da saúde de vários municípios mineiros e luta diariamente por avanços junto às administrações municipais.

Exemplos
Essa luta pelo interior já rendeu várias vitórias que não seriam obtidas se não fosse a mobilização dos servidores. Em Ribeirão das Neves, por exemplo, a Mesa de Negociação do SUS enfim foi constituída e alguns avanços, como adicional de urgência e emergência para determinados servidores, já foram obtidos. Em Vespasiano, caminha a passos largos a regulamentação da situação dos ACS e ACE.

Após cobrança do Sind-Saúde em Pedro Leopoldo, o Ministério Público exigiu e a Prefeitura vai realizar concurso público. Em vários outros municípios o Sindicato continua cobrando pela realização de concursos para suprir a carência de pessoal e acabar com a sobrecarga de trabalho.

Na cidade de Barbacena, a direção do Hospital Regional garantiu para os diretores do Sind-Saúde da cidade que os treinamentos, palestras e demais eventos relacionados à profissionalização dos trabalhadores serão realizados nos dias de trabalho dos servidores. Se for no dia da folga, será computado como dia trabalhado. Também se comprometeu a acabar com as ameaças aos servidores em estágio probatório.

A campanha salarial 2012 já começou em Betim, onde os trabalhadores da saúde realizaram assembleias em novembro e já entregaram à Prefeitura a Pauta de Reivindicações para do ano que vem.

Em vários municípios, os representantes dos trabalhadores também participam dos Conselhos de Saúde, cobrando atitudes dos gestores.

Agentes na luta
A importante profissão de agente cresce cada vez mais em Minas e no Brasil, sobretudo em virtude do fortalecimento do Programa Saúde da Família. Porém, as Prefeituras não têm valorizado e reconhecido os ACS e os ACE.

Muitas administrações, por exemplo, pagam salário menor que R$ 750 – que é o que o governo federal concede mensalmente para os municípios por cada agente –, não fornecem os equipamentos de proteção individual, não regularizam os profissionais que estão há anos no cargo, não pagam os mesmos direitos dos efetivos (como vale transporte, vale alimentação, férias-prêmio, licença maternidade e adicional de insalubridade).

O Sind-Saúde e os agentes estão na luta para que melhorem as condições de trabalho destes profissionais. Em outubro, o Sindicato enviou a Brasília um ônibus com ACS e ACE de cidades do interior de Minas para participar da mobilização nacional pelo piso salarial da categoria. Em Montes Claros, os agentes saíram às ruas no mesmo dia reforçando o coro pelo piso e pelos demais direitos.

Se você é ACS ou ACE procure o núcleo do Sind-Saúde da sua cidade ou a sede estadual do Sindicato para obter informações e colaborar com as lutas.