Sind-Saúde/MG e Colegiado reúnem com diretor do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) para questionar informações sobre fechamento da unidade

Na última quinta-feira, 23/09, o Colegiado de Servidores do CHPB com a presença do Sind-Saúde/Mg, reuniu com a direção da unidade para cobrar respostas sobre as informações que estão circulando sobre o possível fechamento do hospital.

Há um ano, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), anunciou o encerramento das atividades ambulatoriais alegando ser orientação da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as premissas da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PESMAD). Desde então o Sind-Saúde/Mg acompanha a situação junto aos trabalhadores.

Atualmente cerca de 82 pacientes com outras doenças agravadas, se encontram internados no Centro Hospitalar. Esses pacientes não possuem vínculo familiar, portanto, caso ocorra o fechamento, eles terão que ser transferidos para instituições privadas, causando assim um transtorno para eles que, há anos possui vínculo com o CHPB e seus funcionários. A transferência desses pacientes não atende aos princípios garantidos na luta Antimanicomial do tratamento com liberdade.

Portanto, o Sind-Saúde/Mg, defende que esses pacientes continuem na CHPB para que eles tenham a manutenção de seus tratamentos de forma humanizada e com a necessária equidade que suas condições de saúde demandam.

Durante a reunião, o diretor do hospital Claudinei Enidio Campos, garantiu que a FHEMIG não pretende fechar o hospital, nem doar os prédios para a prefeitura e que, está sendo feito um estudo técnico sobre a possibilidade de reestruturação do prédio da administração que atualmente se encontrar interditado. O diretor garantiu ainda que, a volta do funcionamento da creche até as 19 horas acontecerá nessa semana.

Diante disso, o Colegiado decidiu que na próxima reunião que será em outubro, voltará a debater os projetos para o futuro do hospital e também construir a luta permanente pela manutenção do hospital aberto e em pleno funcionamento.