Servidores respondem à Hemominas

Trabalhadores não aceitam que GIEFS seja utilizada para pagamento de participação em comissão e dão resposta à presidente da Fundação

Assembleia-1


Em duas assembleias dos(as) trabalhadores(as) realizadas na Fundação Hemominas, a categoria rejeitou a proposta apresentada pela gestão de mudanças na distribuição Giefs e analisou as negociações em curso com governo sobre a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. Em resposta ao comunicado enviado pela presidência da Fundação, os(as) trabalhadores(as) decidiram responder coletivamente as considerações apresentadas na carta recebida por e-mail por todos(as). Veja  as deliberações das assembleias:    

Na terça-feira (03/11) foram realizadas duas assembleias na Fundação Hemominas, uma pela manhã e outra à tarde, que contaram com a presença de servidores representando todos os setores do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) e da diretoria do Sind-Saúde. Foram discutidos os andamentos dos trabalhos da comissão de revisão das normas da GIEFS e das negociações com o Governo.

Foram demonstradas as propostas de alteração dos critérios na distribuição da GIEFS, que estão sendo feitas pela comissão instituída pela Presidência da Hemominas para esse fim, composta por dois representantes dos servidores, dois da gestão e uma coordenação, também da gestão. Ficou decidido por unanimidade que os servidores não aceitam que a GIEFS seja utilizada para pagamento de participação em comissões, conforme proposta apresentada pelos representantes da gestão.

Foi pontuado que a negociação das trinta horas está em andamento. O governo havia sinalizado que sua proposta contemplaria apenas os plantonistas, mas os trabalhadores e o Sindicato não aceitaram. A defesa do Sind-Saúde é para que o benefício seja estendido a todos. Nesse intuito, foi instituída uma comissão composta por representantes dos trabalhadores de todas as Fundações do grupo da saúde para tratar o tema com o governo.

Sobre a revisão do Plano de carreiras os servidores foram informados que as negociações também estão em andamento. Os trabalhadores enfatizaram que é de fundamental importância o avanço nesse tema.

Os trabalhadores mostraram-se bastante mobilizados no acompanhamento das negociações em curso.

No final da reunião foi sugerido que fosse feita uma resposta coletiva ao e-mail encaminhado pela presidente a todos os funcionários da Hemominas, com relação à Comissão de revisão das normas da GIEFS. A resposta foi assinada por número significativo dos trabalhadores do HBH. Vejam os documentos abaixo.

 

 

Comissão GIEFS

ACS Hemominas [comunicacao@hemominas.mg.gov.br]

qui 22/10/2015 09:51

todos@hemominas.mg.gov.br

 

Caros Servidores,

A Presidência da Fundação Hemominas vem esclarecer que instituiu uma Comissão composta por membros indicados pela Direção e representação dos servidores, com a finalidade de realizar a revisão da Instrução Normativa que trata da concessão e distribuição da GIEFS. A composição da Comissão considerou a diretriz governamental de gestão participativa, sendo seus membros os servidores: Amanda Reis – GRH/Coordenadora da Comissão, Fernando Basques – TEC, Margareth Lage – PRO, Júlio Siqueira e Maria do Carmo Ferreira representantes dos servidores.

As propostas estão sendo discutidas no âmbito da Comissão, e tendo em vista que o prazo para conclusão dos trabalhos foi prorrogado, a Presidência ainda não tem conhecimento da proposta final da Comissão.

Assim, orientamos que as pessoas não divulguem qualquer assunto como se fosse a opinião conclusiva da Comissão, considerando que as comunicações da Comissão só poderão ser feitas oficialmente, por intermédio da sua Coordenação ou por esta Presidência.

Ressaltamos a importância de se evitar a manifestação atropelada e equivocada sobre os trabalhos da Comissão, uma vez que não há uma posição formal concluída sobre qualquer questão ainda em discussão.

A conclusão será divulgada à todos os servidores tão logo sejam finalizados os trabalhos.

Atenciosamente,

Júnia Guimarães Mourão Cioffi

Presidente da Fundação Hemominas

 

 

RESPOSTA COLETIVA DOS FUNCIONÁRIOS DA HEMOMINAS

 

À Srª Júnia Guimarães Mourão Cioffi

 

Senhora Presidente,

 

O Sind-Saúde/MG tomou conhecimento da nota de esclarecimento aos servidores através do recebimento de e-mail desta presidência ao sindicato.

Louvamos a iniciativa neste novo governo que a gestão da Hemominas tem como diretriz governamental “gestão participativa”, ouvir para governar.

Mas, nos preocupou este e-mail, quando  diz que os representantes não poderão socializar nenhuma informação (proposta) que vem sendo elaborada na Comissão.

A cultura desta entidade sempre foi de discutir as propostas com os trabalhadores, aprofundando o debate para que os representantes possam expressar um posicionamento que de fato mostre a vontade de seus representados, conflitando então com a orientação desta presidência aos membros representantes dos trabalhadores da comissão.

Assim sendo, espera-se que os membros da comissão, enquanto representantes dos servidores, tragam à discussão as propostas apresentadas para que de maneira democrática sejam tomadas decisões que reflitam realmente a vontade dos representados. Isto posto, não é razoável nem aceitável que só após “conclusões” isso seja do conhecimento dos mesmos.

Entendemos que se for mantido este posicionamento, nos dificulta na forma a elaboração de propostas, além disto conflitua com o princípio deste novo governo quando adota como diretriz a Gestão Participativa.

 

Atenciosamente,