Reunião do Samu de Montes Claros e macro região

Na próxima semana, 15/01, Sind-Saúde e trabalhadores do Samu de Montes Claros e macro região se reúnem com representantes do governo.

content logo assembleia

O ano começa com uma agenda importante para os trabalhadores e trabalhadoras do Samu de Montes Claros. Servidores (as) e direção do Sind-Saúde vão se reunir com representantes do governo na próxima sexta-feira, 15/01, às 10h, na Cidade Administrativa.

Na reunião de negociação, será debatida a correção no vale alimentação, de R$200 (valor pago atualmente) para R$330, além da migração dos servidores do Samu ao Ipsemg, já que neste mês eles tiveram o plano de saúde suspenso. Outro ponto da reunião é a efetivação de alguns avanços conquistados no último acordo coletivo, como a liberação de um dos servidores para trabalhar junto ao Sindicato, prestando assistência aos demais trabalhadores.

Representação do Sind-Saúde é legítima

Na reunião também será abordada a legitimidade do Sind-Saúde em representar os trabalhadores do Samu. Vale lembrar que desde 2012, esses servidores viviam um impasse com relação a representação sindical. É que foi criado o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, o Sind-Sueesp.  O Sind-Saúde, como representante legal desses trabalhadores levou o caso à Justiça, já que o novo Sindicato construía a representação junto aos servidores de uma maneira atropelada, sem o registro formal perante o Ministério do Trabalho e Emprego.

Em novembro, a 1ª Vara do Trabalho de Montes Claros determinou que o Sind-Saúde é o único e legítimo representante dos empregados do Samu de Montes Claros e que o Sind-Sueesp deve suspender qualquer prática de representação da categoria, inclusive cobrança ou recebimento de contribuição sindical.

Para o Sind-Saúde, essa decisão representa uma vitória e alerta os trabalhadores que qualquer Sindicato deve ter registro legal para exercer o papel de representação. Se a atuação é ilegal, os interesses do trabalhador podem ser lesados.