Reitor da Unimontes diz que não irá avançar com SSA no momento
Preocupados com o esquema de privatização no Estado, a direção do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) Núcleo Unimontes esteve com a reitoria da Unimontes nesta sexta-feira (04/04) para buscar esclarecimentos sobre uma suposta proposta de Serviço Social Autônomo (SSA) no Hospital Universitário Clemente Faria (HUCF). O reitor da universidade, professor Wagner de Paulo Santiago, afirmou que no momento não existe nenhum avanço na proposta e que a Unimontes irá aguardar um desfecho do sistema no Estado. Segundo ele, não será debatido antes da implementação na Fhemig para “evitar que os erros cometidos não aconteçam na Unimontes”. O Sind-Saúde reafirma que é contrário a SSA e qualquer modelo de privatização e entrega do SUS ao setor privado.
Incorporação e nenhum direito a menos
O Sind-Saúde também reivindicou a incorporação das gratificações de 50% e os R$190. A Unimontes é o único órgão que esses valores não foram implementados no vencimento básico dos servidores da saúde. Também foi reafirmado que os servidores não aceitarão nenhuma perda salarial caso a terceirização seja colocada em discussão. Essas são pautas continuas do Sind-Saúde.
Desconto indevidos
Durante a reunião também foram cobrados solução para descontos indevidos e o não pagamento da ajuda de custo à servidores que trabalham nos processos eleitorais. O reitor e o diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) Frederico Bida confirmaram que o desconto é incorreto e disseram que será corrigido.
Fim do contrato
O Núcleo do Sind-Saúde pediu esclarecimentos sobre como ficará a situação dos trabalhadores que tem seus contratos com término em agosto. O reitor afirmou que encaminhou para a Seplag a solicitação da renovação desses contratos, já que o processo de terceirização para o SSA não avançou e não irá contemplar a data do fim dos contratos.
Maternidade e bloco
As demandas da Maternidade e do Bloco Obstétrico foram mencionadas e uma nova reunião será agendada para tratar especificamente desses assuntos.
Estiveram presentes, representando servidores, do Sind-Saúde, o diretor Avilmar Augusto Pereira, Helena Maria da Silveira, Karla Danielle Paz e Ethel Estella. Foram convidados também outros servidores, porém não puderam participar. O Sind-Saúde está atento a qualquer movimento e qualquer situação que venha desfavorecer os servidores. O Sind-Saúde está sempre presente na luta.