Reajuste abaixo da inflação proposto por Zema deve entrar na pauta da ALMG esta semana

O projeto de lei, de autoria do governador, que propõe reajuste de 3,62% ao funcionalismo deverá começar a tramitar na Comissão Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a qualquer momento. Depois da CCJ, o texto deve seguir para as comissões de Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) critica o reajuste abaixo da inflação, que não recompõe nem as perdas do período e muito menos o acumulado dos anos de desvalorização dos salários. A diretoria do Sindicato convoca a categoria para a qualquer momento protestar no legislativo e buscar dialogo com os parlamentares para um reajuste digno.

De acordo com os dados, o índice que calcula a inflação encerrou 2022 em 5,79% e 2023 em 4,62%, resultando em um acumulado de 10,67% no período mencionado. No mesmo período (2022 e 2023), a RCL (Receita Corrente Líquida) subiu 11,53%. Com sete anos de defasagem salarial, o calculo para todas as perdas inflacionárias chega a 41,6%.

Essa proposta se soma a uma série de medidas que vêm sendo adotadas pelo governo estadual, as quais têm impactado negativamente as condições de trabalho e remuneração dos servidores públicos mineiros. Essa medida não apenas aumenta o ônus financeiro sobre os servidores, mas também levanta questionamentos sobre a transparência e a gestão dos recursos públicos.