Profissionais da Enfermagem enfrentam sobrecarga de trabalho durante fases da vacinação contra Covid-19

Apesar da demora em adquirir as vacinas contra Covid-19 e que suas remeças estejam chegando de pouco a pouco nos municípios mineiros, o critério de distribuição e aplicação tem gerado uma grande sobrecarga de trabalho nos auxiliares e técnicos de enfermagem, que além da vacinação de rotina, como por exemplo contra a Influenza (gripe), agora estão em campanha de vacinação e aplicação da vacina contra o Coronavírus. 

A falta de critério junto com a falta de quantidade necessária de trabalhadores para a preparação do imunizante, tem feito com que trabalhadores fiquem exaustos por serem responsáveis por uma grande demanda diária de aplicação das vacinas. 

O Sind-Saúde tem recebido relatos de trabalhadores que estão tendo que abrir mão de horário de almoço, outros estão trabalhando até aos finais de semana sem folga, para cumprir o calendário de vacinação. E ainda assim, em muitos municípios, a gestão não deixou claro como ficará a remuneração e/ou reposição de folgas desses trabalhadores que de prontidão se colocam à frente dessa batalha contra o a Covid-19, que já dura há quase 15 meses no Brasil.