Nota de esclarecimento

Sind-Saúde NÃO assinou nenhum documento de chamamento de greve geral

WhatsApp Image 2020-04-09 at 12.29.03


Existe um documento circulando em grupos de Whatsapp, chamando uma greve geral da enfermagem, onde várias entidades assinam em conjunto. O documento diz que a luta pela valorização dos profissionais de Enfermagem será ampliada com uma “GREVE GERAL DA CLASSE DA ENFERMAGEM” que estão batalhando diariamente para a saúde da população e não tem PISO SALARIAL, 40% DE INSALUBRIDADE NO SALÁRIO BASE, APOSENTADORIA ESPECIAL E 30H SEMANAIS, colocando inclusive suas próprias vidas em risco DIARIAMENTE.”

No entanto, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, esclarece que compõe diversos fóruns e organizações em defesa da categoria da Enfermagem e da saúde, no entanto, não foi procurado por nenhuma representação para assinar qualquer chamamento para greve geral. Reitera ainda, que, movimento paredista deve ser votado em assembleia com os trabalhadores, como sempre aconteceu em outros momentos.

Além disso, o momento de pandemia do Covid-19 converge para a busca por mais segurança no exercício profissional e no cuidado à população. O Sind-Saúde/MG está concentrando todas as suas forças em prestar apoio e solidariedade aos trabalhadores da saúde, cobrar dos gestores e do governo Zema condições dignas de trabalho, principalmente no que se refere ao fornecimento de EPI e também o afastamento dos trabalhadores que são do grupo de risco, além de estar totalmente afinado com as orientações da Organização Mundial de Saúde.

Informa também que solicitou a integração desta entidade junto ao Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19, instituído pelo Governo de Minas através do Decreto 47.886 de 15 de março de 2020, já que este é um espaço de discussões acerca do enfrentamento da Pandemia por este vírus e a presença da entidade representativa dos trabalhadores poderá melhorar o processo de comunicação além de antecipar ações que visem à segurança dos trabalhadores.

Diante disso, se algum trabalhador ou trabalhadora vir esse chamado de greve circulando, tenham consciência de que o Sind-Saúde/MG não está participando. Qualquer dúvida procure nossa equipe do sindicato ou os diretores através do e-mail: secretaria@sindsaudemg.org.br.