Ministério da Saúde divulga pesquisa sobre satisfação e acesso dos usuários ao SUS

Em 2011, o Ministério da Saúde (MS), com a colaboração da Organização Panamericana de Saúde (Opas), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fiocruz de Pernambuco e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) elaboraram uma pesquisa a fim de mensurar o grau de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto aos aspectos de acesso e qualidade na Atenção Básica e na Urgência e Emergência.

A pesquisa, executada pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, contou com mais de 26.500 respondentes, entrevistados entre junho e julho de 2011 e entre novembro de 2011 e janeiro de 2012 por meio de técnica de entrevista telefônica assistida por computador (Etac). Destes, cerca de 18.600 pessoas (70%) utilizaram o SUS no último ano e se prontificaram a responder as 40 questões restantes da pesquisa.

A procura pela atenção básica, em que 86,72% dos entrevistados afirmaram estar a menos de 30 minutos de distância da residência, prevaleceu entre quase 81% dos entrevistados, principalmente para serviços de consulta médica. 58% dos usuários afirmaram ser atendidos em unidades básicas de saúde com Estratégia Saúde da Família (ESF) implantada.

Com relação aos atendimentos, 78,9% dos respondentes avaliaram o atendimento médico como “bom” ou “muito bom”, 72,73% avaliaram positivamente o atendimento dos agentes comunitários de saúde e 79,68% avaliaram como “bom” ou “muito bom” o atendimento do dentista.

E essa avaliação se confirma em outras respostas, em que 81,86% dos entrevistados afirmam que recomendariam o Centro de Saúde ou Centro de Especialidades Odontológicas para um amigo ou parente.

Sobre a efetividade do serviço, 85% dos entrevistados afirmaram que tiveram suas queixas resolvidas – mais de 50% delas com atendimento realizado no mesmo dia, sem consulta médica pré-agendada. Além disso, o atendimento para 34% dos entrevistados ocorreu em 30 minutos ou menos (19,26% aguardaram atendimento por, até, 1 hora e 19,78% até 2 horas).

Fonte: Departamento de Atenção Básica-MS