Manifestação cobra respeito ao Conselho de Saúde em Ribeirão das Neves
O Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves foi às ruas da cidade na última sexta-feira (29/11) para manifestar a indignação com a gestão municipal por estar desconsiderando o Controle Social. Na secretaria municipal de saúde não houve ninguém que atendesse os manifestantes e foi protocolada no gabinete do secretário uma moção de repúdio assinada pelo Conselho de Saúde. Sem receber respostas, o Conselho ocupou o prédio da Secretaria de Saúde.
Apenas por volta das 18 horas o secretário de Saúde André Mota fez contato por telefone. O chefe da pasta justificou que estava em uma agenda externa em Belo Horizonte e que atenderia, o Conselho de Saúde. A reunião ficou marcada para essa segunda-feira às 14 horas.
O conselheiro e vice-presidente do Conselho de Saúde – representante dos usuários – Joaquim Margarida disse que há muito tempo tem dificuldades de acessar as contas do Fundo Municipal de Saúde, pediu transparência nas contas do orçamento do Conselho. A Conselheira Rosely Augusto, também do segmento dos usuários, disse que o Conselho não aceita de forma nenhuma as privatizações na saúde. A reunião foi a primeira de muitos anos com difícil com a gestão e foi um marco na história do conselho. A conselheira Eva Alípia, do segmento dos trabalhadores e diretora do Sind-Saúde disse que será criado o “Conselho na Praça” para aproximar a população das decisões políticas que envolvem o SUS. A conselheira e presidente Marylucia Aparecida, do segmento de gestores, disse que falta não somente transparência no orçamento do Conselho, como nas contas gerais da Saúde.
O secretário de Saúde André Mota se colocou à disposição para resolver os problemas levantados pelo conselho e afirmou que seguirá em uma comunicação mais assertiva com o Conselho de Saúde.
Vitória do Controle social!
#O SUS é meu o SUS é seu o SUS é nosso!