Mais uma na Cidade Administrativa: cratera se abre no teto do restaurante
A situação na sede do governo mineiro está ficando insustentável para o trabalho no local. Depois de uma série de ocorrências devido às chuvas da semana passada, parte do forro no teto do 9º andar, onde fica o restaurante, desabou. Os servidores se depararam com o fato nesta Segunda-feira (03/02). Na semana passada os trabalhadores conviveram com uma série de transtornos durante as fortes chuvas, dentre elas, uma janela despencou do 12º e verdadeira cachoeiras se formaram nas infiltrações nos andares dos prédios, alagando o estacionamento e escritórios. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) insiste para que a gestão adote o teletrabalho de maneira imediata.
Diferentemente do que foi respondido pelo Governo de Minas Gerais, não se tratam de situações pontuais. O episódio apenas tornou ainda mais evidente os sérios problemas de infraestrutura da Sede do Executivo Estadual, ampla e recorrentemente denunciados pelos servidores e reconhecidos pela atual gestão (veja os vídeos abaixo).
O Sind-Saúde alerta para a segurança dos servidores que presenciam situações precárias de trabalho há bastante tempo. Os prédios não recebem manutenções devidas e os problemas estruturais se agravam. No ano passado, o Sindicato acionou o Ministério Público, o Ministério do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e a Comissão de Defesa dos Direitos dos Servidores Públicos da OAB/MG para que acompanhem a situação. A CAMG sequer recebeu auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (CBMG).
Soma-se a isso, o defeito nos elevadores que impedem seu funcionamento, problemas nas instalações elétricas e hidráulicas, riscos no sistema de combate a incêndios. O movimento pelo teletrabalho tem ganhado força por seus resultados na melhoria da produtividade e economia de recursos públicos, mas na CAMG a mudança é ainda mais urgente pela segurança e preservação da vida de centenas de servidores.
O Sind-Saúde expressa, mais uma vez, sua profunda preocupação com os eventos, ressaltando que a precariedade das condições estruturais e a falta de manutenção adequada podem comprometer não apenas a segurança física dos servidores, mas também seu bem-estar emocional e psicológico.
Lembramos e honramos a memória de nosso colega falecido no local em 2023 lutando por melhorias e solicitando, urgentemente, uma avaliação séria e imparcial para entender as falhas estruturais do complexo.
Não aceitamos perder mais ninguém!
O Sindicato acompanhará de perto as ações do governo e exigirá transparência nas informações sobre as medidas corretivas que serão implementadas para resolver os problemas estruturais na Cidade Administrativa.
(1) Vídeo Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, fala sobre problema estrutural:
(2) Vídeo Vice-Governador Mateus Simões:
https://www.instagram.com/reel/DFdVuKTOPt6/?utm_source=ig_web_copy_link