Gratificação para todos

Em assembleia, servidores da SES exigem gratificação complementar de 40%

DSCF4625 capa site

Em assembleia realizada na Cidade Administrativa nesta terça-feira (29), os servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES) fizeram contraproposta ao governo exigindo isonomia de tratamento com relação aos outros órgãos da saúde, ou seja, garantia de gratificação complementar de 40% do salário base retroativa a agosto de 2012 e de 50% a partir de agosto de 2013. Além disso, os servidores reivindicaram que a proposta de reajuste de 5% continue, mudando a nomenclatura de “reajuste” para “correção”, visto que 5% não corresponde nem à inflação de 2012. Os demais pontos do termo de acordo foram aceitos, como por exemplo o que trata da correção dos níveis dos EPGS dos concursos de 2006 e 2008: todos que possuem no mínimo especialização irão para o nível III.

Ao final da assembleia, diretores do Sind-Saúde e uma comissão de servidores da SES foram recebidos pelo secretário-adjunto de saúde, Francisco Antônio Tavares e apresentaram a ele as deliberações da assembleia. O secretário-adjunto disse estar empenhado na valorização da SES enquanto órgão da saúde – e não apenas como um órgão de gestão – e que iria levar as demandas dos trabalhadores ainda nesta terça à secretária de planejamento e gestão, Renata Vilhena e dar resposta ao Sind-Saúde na quarta. Segundo ele, um dos pontos reivindicados – o pagamento da insalubridade aos municipalizados – está bem avançado e não deverá ter problemas.

Uma nova reunião de negociação será realizada na semana que vem e, a princípio, a discussão com os trabalhadores será feita na primeira assembleia geral dos servidores da saúde mineira de 2013, a ser realizada dia 27 de fevereiro.

ESP aceita proposta

Os servidores da Escola de Saúde Pública (ESP) foram contemplados com a gratificação complementar de 40% do salário-base. Apesar da não retroatividade à agosto, os trabalhadores, em assembleia realizada na sexta-feira (25), aprovaram a proposta.

Cerca de 20 servidores da ESP também participaram da assembleia desta terça na Cidade Administrativa e reforçaram que apesar de terem aprovado a proposta, repudiam a atitude do governo de excluir a SES.

Unimontes em negociação

Os servidores do campus da Unimontes são, junto com os da SES, os que ficaram sem a gratificação complementar. Paralisações foram realizadas em janeiro cobrando a correção da injustiça e uma reunião de negociação com o governo foi marcada para o dia 31/01. 

DSCF4685 site

Por unanimidade, servidores aceitam encaminhar contraproposta

DSCF4695 site

Secretário-adjunto de saúde recebe comissão