Governo suspende Mesa SUS

Sindicato aguarda com urgência nova data para discussão da carreira

Cadê revisão do Plano

Os representantes do governo reagiram à convocação do Sind-Saúde/MG para que a categoria acompanhasse a reunião da Mesa de Negociação do SUS em que debateria mudanças na carreira. A suspensão da reunião ordinária foi informada na noite da quarta-feira (18), mas não foi remarcada outra data.

O Sind-Saúde/MG esclarece que a participação de qualquer trabalhador da saúde para acompanhar o debate da Mesa SUS deve ser uma garantia democrática para o fórum. O objetivo do Sindicato é manter a postura de diálogo aberto com sua categoria que, ao final da reunião da Mesa, poderia discutir as propostas sinalizadas pelo governo.

O Sindicato aguarda ainda que os representantes do governo reconheçam a autonomia sindical e o direito assegurado a qualquer trabalhador de acompanhar a reunião da Mesa de Negociação do SUS, sobretudo, em assuntos tão importante para a vida profissional dos servidores.

A diretoria do Sind-Saúde/MG aguarda uma nova data para a reunião que debaterá importantes alterações no plano de carreira da saúde e aproveita a oportunidade para reafirmar à categoria a convocação para a assembleia geral da saúde na próxima semana (26 de setembro) onde é esperado o anúncio de reajuste salarial do funcionalismo para data-base de 1º de outubro.

Entenda a negociação do Plano de Carreira

No Acordo de Greve foi pactuado com o governo uma jornada de debates para reformular o plano de carreira dos servidores da saúde. O Sindicato compôs uma comissão com representantes dos trabalhadores de cada órgão do Sistema Estadual de Saúde que teve reuniões periódicas com a gestão. Os debates ocorreram durante 4 meses, discutido também com a Seplag. Depois de cada segmento, inclusive da gestão, apresentar suas propostas de alteração no plano, a secretária de planejamento e gestão, Renata Vilhena, afirmou que não teria continuidade qualquer alteração na carreira que significasse impacto financeiro.  A afirmação da secretária feita em reunião do Comitê de Negociação Sindical (CONES) congelou a discussão que estava sendo encaminhada pela SES e pela própria Seplag.

Dentre os pontos de destaque reivindicados pelos trabalhadores estão: a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais para todos da saúde; a diminuição do tempo para progressão e promoção, o acréscimo de níveis nas tabelas para facilitar a evolução na carreira; a correção de disparidades nas tabelas, como acontece no cargo de AUGAS na SES e no nível técnico da Hemominas.

Já na última reunião com Sind-Saúde/MG, a subsecretária de gestão de pessoas, sinalizou que irá apresentar propostas que alterem especificamente a carreira da saúde e não tragam impactos financeiros imediatos. Suspender a reunião que deveria acontecer na manhã desta quinta-feira (19) demonstra mais uma vez o desrespeito do governo com os servidores.