Gestão promove retaliação à servidores da UPA Joanico

Depois de servidores assinarem um abaixo-assinado contra as constantes práticas de assédio moral na UPA Joanico Cirilo de Abreu , circula em diversos corredores a tentativa da gestão de fazer uma série de ações para retaliar quem assinou a lista. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves manifesta repúdio a essa atitude e orienta aos trabalhadores a não se submeter ao desrespeito praticado pela gestão. O Sindicato pediu reunião emergencial com o secretário municipal de governo e está tomando providências cabíveis.

Nesta quarta-feira (02/12), uma trabalhadora foi surpreendida com uma demissão. Ela é uma das profissionais que assinou o abaixo assinado denunciando assédio moral na unidade. Há mais de 6 anos trabalhando na saúde em Neves, ela tem em seu histórico o reconhecimento dos colegas como uma boa profissional. A justificativa de contrato vencido dada pela gestão para dispensa da trabalhadora gerou estranhamento já que em Neves tem centenas de situações semelhantes e o caso da demissão, além de ser isolado, acontece logo após o movimento contra o assédio e as denúncias de retaliação.

Na semana passada, o Sindicato divulgou um material que repercutia as denúncias na UPA Joanico. São desmandos da gestão relatados por diversos trabalhadores. O Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves também mostra preocupação com a situação da UPA a partir de janeiro de 2021. Apesar do prefeito seguir com a reeleição, a mudança de mandato pode gerar alterações nas estruturas. A diretoria da UPA é formada por cargos comissionados contratados e, ao final da gestão, causa estranheza sugerir transferências de servidores de carreira. O Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves reforça aos trabalhadores que não tolera ameaças e assédios morais e que está em ação para defender os servidores.