Funcionalismo: Percentual aprovado na ALMG não recompõe sequer a inflação anual

Emendas não foram votadas por falta de quórum e volta a pauta semana que vem; mobilização dos servidores tem que continuar

O Projeto de Lei (PL) 2.309/24, de autoria do governador Romeu Zema, que prevê reajuste salarial de 3,62% para os servidores do executivo, foi aprovado em 1º turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (29/5/24). O percentual abaixo da inflação expõe o descaso do governo com o funcionalismo. No Plenário, os parlamentares governistas tiveram postura acovardada e se esconderam da votação. Com a estratégia, emendas ao texto principal não foram apreciadas por falta de quórum e seguirá na pauta na semana que vem.

As galerias e espaços da ALMG estavam lotados de servidores da saúde, educação e segurança que acompanhavam a discussão.

O projeto também recebeu diversas emendas de deputados da oposição ao governo Zema. De modo geral, elas modificam o índice proposto pelo Poder Executivo. Entre as emendas, está a proposta autorizativa de aumentar o índice para 10,67 % para todos os servidores do Estado, sem distinção. Outra emenda importante para os servidores da saúde é incorporação da Gages. Mas a reunião foi encerrada e a apreciação dessas emendas vai continuar numa outra reunião de Plenário.

A proposição, no entanto, seguirá em votação no Plenário na semana que vem, uma vez que as emendas ao texto principal não foram apreciadas, por falta de quorum.
Acompanhe as mobilizações do Sindicato na próxima semana e faça parte do movimento para sensibilizar os deputados para melhorar as condições de salários dos servidores.