Fhemig quer despejar Servidores da ADC
Assembleia delibera que transferência da Fhemig Central deve ser tratado no Conselho Estadual de Saúde (CES)
Trabalhadores da Fhemig Central participaram na manhã desta terça-feira (11/02) de uma assembleia para discutir sobre a proposta de transferência da ADC para a Cidade Administrativa, que já foi definida pela Fhemig para ser concretizada no mês de abril. Eles votaram na proposta de pautar a discussão no Conselho Estadual de Saúde/MG.
O Sind-Saúde esteve em reunião com o governo, ontem (10/02), para tratar do acordo para desocupação da Fhemig e da continuidade do contrato definitivo da empresa de fornecimento de alimentação dos trabalhadores da ADC. Durante a reunião eles foram surpreendidos com a informação de que os trabalhadores da Fhemig Central serão transferidos para a Cidade Administrativa. A justificativa, segundo a gestão, é que o prédio está com várias goteiras e precisa ser reformado.
Reunião na CAMG aconteceu na tarde desta segunda (10)
A diretora Neuza Freitas, questionou sobre as outras unidades da Fhemig. “Os pacientes de todas as 21 unidades da Fundação também irão para a Cidade Administrativa para reformar as unidades que estão há décadas em estado precário? Há muitas unidades que sofrem com goteiras há anos”, indagou.
A representante do governo foi comunicada que esta discussão, assim como a unificação das unidades HJXXIII, HMAL, HCM e HIJPII serão discutidos no Conselho Estadual de Saúde e na Assembleia legislativa de Minas Gerais (ALMG), pois ficou inviável o diálogo com um presidente que não tem compromisso com acordos assinados. Se mostrando ainda, uma gestão que ameaça trabalhadores de forma implacável.
“Impossível agora qualquer diálogo com este governo e a Fhemig, que conscientes de todos os problemas na fundação, não tomam providências. O silêncio da Secretaria Estadual de Saúde é sepulcral”, afirmou Neuza Freitas, diretora do sindicato.
Vestidos de preto, os trabalhadores e trabalhadoras simbolizaram o luto e se expressaram com muita indignação sobre a decisão de transferência e com a forma que a gestão da Fhemig tem tratado os servidores, os perseguindo e coagindo para não manifestarem suas posições. Foi relatado inclusive, que os cartazes de convocação para a assembleia foram arrancados e jogados no lixo, e uma ronda nas salas foi feita com ordens para que os trabalhadores não participassem da assembleia. A orientação é era que quem fosse participar deveria bater o seu ponto de saída.
Por unanimidade eles votaram na proposta de encaminhamento feita pelo sindicato, para que a discussão sobre a transferência da ADC seja feita no Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais com a participação de uma Comissão que foi tirada para representá-los.
Agora a tarde, a Comissão dos Trabalhadores da ADC se reuniram, juntamente com o Sind-Saúde com a Câmara Técnica de Gestão e Força do Trabalho do Conselho Estadual de Saúde. Ficou definido que a Plenária dos Trabalhadores no CES-MG para tratar sobre a transferência da Fhemig Central para a Cidade Administrativa e também sobre a junção dos hospitais HJXXIII, HMAL, HJPII e HCM acontecerá no próximo dia 02 de março às 9 horas no Conselho.
Reunião da Câmara Técnica do CES-MG definiu data de Plenária que vai discutir transferência