Esclarecimentos aos EPGSs

O Sind-Saúde/MG esteve presente em todo o processo de negociação com o governo, dialogando sempre com os trabalhadores, para trazer avanços muito necessários para os Especialistas em Política e Gestão da Saúde (EPGS) da SES. É verdade, o governo mostrou mais uma vez sua cara de desrespeito com os trabalhadores. Mesmo com nosso esforço, não conseguimos neste momento romper com essa lógica do governo Anastasia de desvalorização do servidor público. Mas é importante deixar claro: o Sind-Saúde/MG não se furtou na defesa dos trabalhadores e esteve sempre presente levando as reivindicações discutidas com o conjunto dos EPGSs.

Outro importante ponto: uma batalha no primeiro round foi perdida, mas nunca esquecida. Os 30 anos de história de luta do Sind-Saúde nos dá firmeza em garantir que temos fôlego para novos embates. Circula uma nota da associação que tenta fazer uma avaliação, sem autocrítica, das negociações. Dizem que aprenderam algumas lições. Outras lições ainda devem ser absorvidas pela associação de tão pouca idade. O governo, com suas inúmeras estratégias de desmobilizar e fragilizar a unidade da categoria e com seu posicionamento de não reconhecer a SES como saúde e sim e somente como gestão, já absorveu há muito tempo que o Sind-Saúde/MG tem um só lado: o lado dos trabalhadores.

Este governo não dará nada de presente aos trabalhadores. A máxima deste governo sempre foi dividir para governar. É com muita pressão e luta que conseguimos os passos que damos no funcionalismo em Minas. O Sind-Saúde tem severas críticas à lei 20.748, assim como tem com relação à postura do governo durante as negociações. Comunicamos aos EPGSs que sempre pautamos a reivindicação da criação da Gratificação Complementar (GC) na SES, o reposicionamento na carreira para os especialistas e criticamos o baixo reajuste de 5%. Assim como demos procedimento a todos os encaminhamentos tirados em assembleia, inclusive com a presença da associação que se posicionou nesses espaços e na redação do Termo de Acordo.

O Sind-Saúde/MG reafirma que continuará a batalha. Não cansamos. Não soltamos a corda. Estamos na defesa dos EPGSs e de todos os servidores da SES. Na última reunião do Sind-Saúde/MG com o secretário-adjunto da SES, Francisco Tavares, foi dado um prazo para início de agosto para o governo apresentar uma proposta sobre a criação de uma gratificação para os EPGSs.O Sind-Saúde/MG questiona a demora na discussão da proposta. Essa reivindicação encaminha pelo Sindicato foi aprovada em assembleia. Se houver a gratificação, irá atender? Se não, o que fazer? A decisão tem que ser coletiva.

É assim que o Sind-Saúde/MG organiza suas ações: ouvindo os trabalhadores, analisando as estratégias de luta e a disposição da categoria para pressionar por avanços maiores.

Vamos de forma unificada enfrentar mais este desafio em buscar a valorização que toda a regulação merece!