Diretora do Sind-Saúde/MG assume representação na Federação Nacional dos ACS e ACE
Fará parte da composição da direção da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias (Fenasce) a diretora do Sind-Saúde/MG Viviane Pereira Couto de Souza, ACS da cidade de Perdões no Sul de Minas. A eleição aconteceu durante a Plenária da Fenasce em Brasília na terça-feira (07/10). Viviane participa agora da secretária de mulheres e irá exercer o mandato de seis anos a frente da pasta.
Junto com a Diretoria Executiva, foram eleitos membros do Conselho Fiscal (efetivos e suplentes), do Conselho de Representantes e Delegados Representantes para mandato de 6 anos. Viviane se diz emocionada e honrada pelo momento que integra a direção da entidade que representa os Agentes nas lutas nacionais da categoria. Ela relembrou a homenagem feita ao presidente da Fenasce Luís Cláudio durante a Plenária e reflete sobre as lutas que os ACS e ACE devem enfrentar a partir de agora.
“Vivemos um momento histórico para nós. Fico imensamente honrada e também um pouco assustada em fazer parte deste time, quero poder contribuir e colaborar com nossa luta. Irei aproveitar ao máximo também pra obter mais conhecimentos. Como diz a companheira Lionete: ‘é junto dos bão que a gente fica mió’”, relembra a fala muitas vezes dita da diretora do Sind-Saúde Lionete Pires.
Lionete também comemora o momento. “Eu estou feliz demais de fazer essa retrospectiva quando lá atras começamos a lutas dos Agentes. A partir do momento que o Sind-Saúde começou a fazer a representação desses trabalhadores, nós trouxemos para a direção Agentes de Endemias para compor a diretoria colegiada e agora a Viviane nesse cargo de coordenadora da Secretaria de Mulheres da Federação é uma conquista para os agentes de Minas Gerais e fortalece a representação”, diz Lionete Pires que também exalta a participação dos diretores do Sind-Saúde que foram à Brasília lutar pelas pautas dos ACS e ACE.
Além da Viviane, estavam acompanhando os debates no Congresso Nacional e na Plenária da Fenasce, os diretores e também Agentes Evaldo Lopes e Valdecir Alves Costa. Viviane também fala sobre a aprovação da PEC 14, que concede aposentadoria integral e com paridade a agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que atuem como servidores públicos. A proposta, que também reduz a idade mínima para aposentadoria, segue agora para o Senado.
Viviane também fala das outras lutas que a categoria tem pela frente. “Além da nossa tão sonhada aposentadoria especial, temos muitos desafios e lutas a seguir. Vamos continuar firmes para agora a Pec 14 passar no Senado e tantas outras lutas como a PL das 30 horas e o IFA. A vitória é certa quando uma classe luta unida pelo mesmo ideal.”
Viviane termina dizendo que reforça o lema que elegeu a chapa da nova diretoria da Fenasce: União Força e Luta!