#DiaDoBasta

BH uniu-se a mobilização nacional e levou a manifestação contra a onda de retrocessos para as ruas da cidade

10-DiadoBastaCapa

A representação do sentimento popular de dar um basta no sequestro dos direitos e patrimônio do povo brasileiro em curso desde o golpe no Brasil pode ser sentida nas ruas da capital mineira nessa sexta (10/08). Convocado por quatro centrais sindicais, o ato foi de caráter nacional e em Belo Horizonte teve incorporação de vários movimentos sociais da capital. As palavras de ordem e as falas das diferentes correntes que compuseram o ato, a população se aproximou das vozes que representam o povo brasileiro. A principal reflexão do ato foi um convite analisar os efeitos do golpe à democracia. Basta olhar para o sofrimento crescente da maioria dos brasileiros para perceber a necessidade urgente de reverter o quadro golpista. Com grande indignação, o povo foi às ruas para dizer “basta” ao retrocesso desenfreado que um governo não eleito impôs ao país.

A concentração teve início às 11 horas da manhã na Praça Afonso Arinos e depois saíram em marcha até a Praça Sete, coração de Belo Horizonte. A unificação das lutas entre a CUT, Intersindical, CTB e Conlutas é o reflexo presente de uma necessidade de conter os retrocessos e de fortalecer a luta dos trabalhadores através da unificação das vozes. É o entendimento de que o povo organizado é a única arma capaz de dar um “basta” no desmonte dos direitos dos trabalhadores brasileiros, no sucateamento dos serviços públicos e na entrega do patrimônio brasileiro ao capital internacional.

10-DiadoBasta03

O grito de “Fora Temer” que ganhou às ruas imediatamente quando os golpistas assumem o poder, esteve presente com força. Porém, neste momento da história do país, o protagonismo do grito de fora golpista abre espaço para a vontade brasileira de decidir nas urnas o futuro do país. Muitos brasileiros, no dia de hoje, deixaram suas casas e tomaram as ruas para dizer “Lula livre”.

Neste grave momento em que um cenário de profunda crise econômica e política precede a decisão das urnas, a reivindicação das ruas é a voz de uma população que diz não ao desrespeito à constituição brasileira e um basta aos retrocessos dos direitos do povo.

10-DiadoBasta02

10-DiadoBasta01