Dia Mundial da Saúde

Data representa o esforço por um atendimento heterogêneo da saúde, sem discriminação de qualquer tipo

dia mundial da saúde

Comemora-se nesse dia 07 de abril o Dia Mundial da Saúde com a necessidade de reafirmarmos a luta em favor de uma saúde pública de qualidade e pela valorização dos servidores e servidoras que zelam pela qualidade de vida da população.

Esta data, que começou a ser celebrada em 1950, representa a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), na mesma data de 1948, que ao longo de mais de 60 anos trava uma batalha contra diversas enfermidades que assolam comunidades mais carentes, como a malária, por exemplo.

Em 2015, a OMS elegeu o tema “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”, com o intuito de colocar em questão a segurança alimentar das famílias, tendo em vista a qualidade do que se consome atualmente.

De acordo com um relatório da entidade, só em 2010 ocorreram 351 mil mortes provocadas por consumo de comida contaminada. Existem mais de 200 doenças que podem ter origem no consumo de alimentos contaminados, desde diarreia até câncer.

Mas pensar em uma saúde de qualidade, não se restringe a registrar e entender apenas os resultados de melhorias na saúde das pessoas. É necessário estar atento às condições de trabalho que são dadas aos profissionais de saúde, desde as estruturas das unidades até a remuneração e o tempo de trabalho desses servidores.

O Sind-Saúde vem lutando pela redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais para 30 horas e organiza um ato, juntamente com outras entidades de representação dos trabalhadores, para o dia 12 de maio.

A proposta das entidades é chamar a atenção dos governantes, prestadores de serviço em saúde e a população para a importância de diminuir a jornada de trabalho dos profissionais que lidam com a vida das pessoas. É comprovado que a rotina estressante e com plantões prolongados interfere no atendimento e na saúde do próprio trabalhador.

Esta é uma luta de toda a sociedade por uma saúde qualidade. A marcha irá reivindicar a redução da jornada para todos os trabalhadores da saúde, em unidades públicas e privadas, sem redução dos salários.

A OMS já reconhece a necessidade das 30 horas. Por isso, temos que fazer todos os dias do ano o Dia Mundial da Saúde, com a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS), ato que também eleva a qualidade de vida da população.