Corinto

Sind-Saúde se reúne com nova gestão da cidade

Desenho apra Corinto

 

A diretoria do Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde (Sind-Saúde/MG) se reuniu na manhã de terça-feira (24/01) com o secretário de saúde de Corinto, Bruno Cesar Martins, para tratar de questões relativas aos trabalhadores da saúde da cidade. Além das diretoras do Sind-Saúde, Lionete Pires e Patrícia Moreira, participaram da reunião dois representantes dos trabalhadores: Maria Luiza e Esdra. Esse foi o primeiro encontro do sindicato com a nova gestão que tomou posse no dia 01 de janeiro.

 

O Secretário sinalizou para a implantação da Mesa de Negociação Permanente do SUS e o estudo sobre o plano de carreiras, duas importantes reivindicações do Sind-Saúde.

 

O secretário Bruno César afirmou ainda não ver problema na regularização do vínculo dos agentes, o que abre caminho para iniciar a desprecarização das relações de trabalho dos ACS e ACE do município.

 

Apesar de se mostrar aberto às negociações, Bruno rejeitou a possibilidade de reajuste salarial pleiteado pelo Sindicato de18.60% referente as perdas dos anos de 2015/2016. Para os trabalhadores que recebem acima do mínimo e para os agentes, Bruno apenas confirmou que seguirá os valores nacionais sobre o salário mínimo e o piso das categorias até a reorganização das contas municipais.

 

O que os gestores eleitos em diversas prefeituras de Minas Gerais não provam, com prestação de contas claras, é a dificuldade financeira. Utilizar desta justificativa para não reajustar salários de quem já trabalha para comer e não sabe se vai receber em janeiro e/ou fevereiro – é o mesmo que instituir a escravidão.  

 

O Sind-Saúde/MG discorda da posição da gestão pois melhorias nas relações de trabalho e salários dignos refletem diretamente na saúde do trabalhador e no atendimento ao usuário, humanizar o serviço de saúde passa por cuidar de quem cuida.

 

E outro dado importante que não se deve ser esquecido é que o prefeito Sócrates pautou sua campanha na valorização do funcionalismo e em especial os trabalhadores da saúde já que o mínimo e o piso devem claramente ser repassados e isso não resolve a reposição salarial necessária para o funcionalismo da saúde.

 

 Durante a reunião, a gestão também colocou em pauta a uniformização da jornada de trabalho e a educação continuada.      

 

Uma nova reunião será remarcada em breve e terá a participação da Responsável Técnica (RT) da Secretária Municipal da Saúde. 

 

“Suor de trabalhador da saúde cura tudo!”???

Confira, abaixo, a pauta de reivindicações apresentada aos novos gestores de Corinto pelo Sind-Saúde.

Pauta Corinto